Identificado homem de 23 anos suspeito da autoria do fogo em Sernancelhe

1655

Um homem de 23 anos, suspeito de ser o responsável pelo incêndio florestal que deflagrou na quinta-feira no concelho de Sernancelhe, foi identificado pela GNR, indicou aquela força de segurança.

“O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Moimenta da Beira, [sexta-feira], dia 7 de agosto, identificou um homem de 23 anos de idade, pela prática do crime de incêndio florestal, na localidade de Lapa – Sernancelhe”, lê-se num comunicado da GNR.

No comunicado, a Guarda indicou que “o incêndio teve origem em trabalhos de reparação de um polidesportivo realizados com uma rebarbadora”.

O fogo, que ainda está em fase de resolução, consumiu até ao momento “uma área aproximada de 2.200 hectares de pinheiro bravo e mato”, acrescentou.

Os factos foram reportados ao Tribunal de Moimenta da Beira, no distrito de Viseu.

A GNR salientou ainda o facto de ter sido “prolongada a situação de alerta em todo o território do Continente”, até às 23:59 de domingo, estando “proibido o acesso, circulação e permanência no interior dos espaços florestais, bem como nos caminhos florestais, caminhos rurais e outras vias que os atravessem”.

Na nota, alertou também que estão proibidas “queimadas e queimas de sobrantes, a realização de trabalhos nos espaços florestais com recurso a qualquer tipo de maquinaria, proibição de trabalhos nos espaços rurais com motorroçadoras com discos metálicos, corta-matos, destroçadores e máquinas com lâminas ou pá frontal, proibição da utilização de fogo-de-artifício ou outros artigos pirotécnicos”.

O incêndio no concelho de Sernancelhe teve início às 12:02 de quinta-feira, numa zona de mato e pinhal da localidade de Lapa, na freguesia de Quintela.

O combate às chamas foi dificultado pelo vento, que levou a uma progressão muito rápida do fogo em direção a algumas aldeias, tendo sido necessário cortar a Estrada Nacional (EN) 226 e retirar pessoas idosas de algumas aldeias para lugares mais seguros.

O fogo entrou em fase de resolução às 09:46 de sexta-feira, estando pelas 14:35 de hoje no local 90 operacionais, apoiados por 26 veículos.