Freguesia do Campo candidata-se a Eco-Freguesia XXI

Campo candidata-se pela primeira vez ao galardão. A candidatura pretende afirmar o Campo como uma comunidade sustentável
A primeira candidatura ao galardão Eco-Freguesia XXI da Junta de Freguesia do Campo já foi formalizada junto da Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE). Durante os últimos dois anos, a junta de freguesia, em conjunto com a comunidade, colocou em prática atividades e projetos de desenvolvimento da educação ambiental. Foram implementadas ações à escala local que contribuem para continuar a construir uma comunidade mais sustentável.
Este ano, o presidente da junta do Campo, Carlos Lima, afirma que não quer apenas o galardão e a bandeira verde, como também quer continuar a fazer melhor do que em 2019. “Esta conquista seria, obviamente, uma motivação extra. Quando nos inscrevemos no Eco-Freguesias XII, referi que seria o mote para muito trabalho e que não nos acomodaríamos. Estamos confiantes, porque temos lutado muito pela nossa evolução”, assume o presidente, sentindo-se confiante na vitória que pode ser anunciada em junho.
Ao longo destes dois anos, a freguesia do campo realizou ações de rua, com sensibilização porta-a-porta, alertou as pessoas para a importância da deposição correta dos resíduos e fez ações de limpeza de terrenos. Além disso, plantou várias árvores nos espaços verdes, preservou, com ações de limpeza, o património público da freguesia e está a identificar as espécies arbóreas do território, com a ajuda da ABAE, tanto em ruas, como nas escolas.
Nas últimas semanas, o Campo candidatou-se ainda com um projeto para a criação na freguesia de um jardim de água ao Orçamento Participativo de Viseu e está a instalar cinzeiros de rua em cafés. Para o mês de junho, está também já a ser planeada uma ação de limpeza num terreno florestal da freguesia, de forma a envolver a comunidade e promover o desenvolvimento sustentável.
Segundo o presidente, ainda há muito para fazer e o trabalho do executivo e da comunidade continua. “Sentimos que evoluímos nos últimos dois anos. Temos conseguido uma consolidação enquanto comunidade”, diz Carlos Lima. “Este não é um processo fácil. O formulário de candidatura que preenchemos era complexo e foram muitas horas de trabalho e dedicação. A equipa de trabalho está satisfeita com o processo”.
O Eco-Freguesias XXI é um projeto da ABAE iniciado em 2014, que visa trabalhar com as freguesias no sentido do desenvolvimento de eco comunidades ou comunidades sustentáveis.
Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu