De 13 a 15 de setembro de 2019:
FESTIVAL DE CINEMA DA ERA ATÓMICA
EM MANGUALDE, NELAS E VISEU
Primeiro festival de cinema no mundo sobre questões nucleares passará pelo Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde a 15 de setembro
O Festival de Cinema da Era Atómica – ou Uranium Film Festival Portugal 2019 – irá decorrer entre os próximos dias 13 e 15 de setembro, com a organização local da ATMU – Associação dos Ex-Trabalhadores das Minas de Urânio, no âmbito do International Uranium Film Festival.
Sob o lema “Não mais mortes por exposição à radioatividade. Não às alterações climáticas”, o evento terá início a 13 de setembro, a partir das 18 horas, na Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça, em Nelas. No dia seguinte, o programa continuará, pelas 9 horas, no Auditório da Escola Superior de Tecnologia, em Viseu, prolongando-se até às 21 horas. O último dia de festival decorrerá em simultâneo no Auditório da Biblioteca Municipal de Mangualde, com início marcado para as 9 horas. A partir das 17h30, o festival decorrerá, novamente, na Casa do Pessoal das Minas da Urgeiriça, onde irá decorrer a cerimónia de encerramento do festival a partir das 19h30.
NOVE ANOS DE INTERNATIONAL URANIUM FILM FESTIVAL
O International Uranium Film Festival foi fundado em 2010, no Rio de Janeiro, pelo jornalista alemão Norbert G. Suchanek e pela cientista social brasileira Márcia Gomes de Oliveira, sendo o primeiro festival de cinema no mundo a abordar a questão nuclear.
O festival combina arte, ciência e justiça ambiental enquanto informa sobre todos os riscos da radioatividade, em prol da vida e do meio ambiente, reunindo “filmes atómicos” que lançam luz sobre todos os riscos da energia atómica que nascem com a exploração de urânio e se acumulam na cadeia nuclear até ao lixo altamente radioativo que ainda hoje não tem um lugar no mundo.
Mais informações no website: www.uraniumfilmfestival.org.