FENADEGAS ANTEVÊ CONSEQUÊNCIAS DA ATUAL CRISE NO SETOR VITIVINÍCOLA

Como é do conhecimento de todos, foi declarado o Estado de Emergência, em que, aparentemente, as medidas previstas incidirão sobretudo na prevenção, com uma aplicação, para já, de 15 dias, mas podendo ser prolongada.

Neste contexto, a FENADEGAS atenta à situação atual, defende que as suas associadas devem reduzir ao mínimo os contatos nas suas adegas, mantendo os serviços mínimos para laborarem, mas garantindo que todas as soluções de saúde recomendadas estarão a ser cumpridas, de modo a contermos a propagação do novo Coronavírus.

Porém, compreendendo e aprovando as medidas até agora decididas para controlar esta nova pandemia, não podemos deixar de pensar no futuro próximo e nas graves consequências que esta situação terá para o nosso setor, sendofundamental alertar para alguns aspetos a ter em conta:

  • Os trabalhos na viticultura deverão ser salvaguardados dentro, obviamente,das soluções de saúde recomendadas. A vinha necessita nas próximas semanasde tratamentos, especialmente se começar a chover, de modo a não comprometer a produção de 2020.
  • Exportação – Depois de anos de trabalho com resultados muito positivos, dada a conjuntura mundial, haverá uma quebra significativa da exportação, em volume e valor, com consequências ainda não calculadas para as empresasportuguesas. Um setor que exporta mais de 45% da sua produção terá, forçosamente, graves impactos.
  • Quebra do consumo interno – os consumidores gastam prioritariamente em bens essenciais, os restaurantes estão na sua maioria fechados e há uma abrupta quebra do turismo.

Estes dois aspetos terão como consequências um aumento de stocks de vinho nas empresas do setor, que poderá implicar, na próxima campanha, menor compra de uvas por parte das empresas, com uma quebra significativa no seu preço.

Por tudo isto, prevemos que o impacto económico desta pandemia seja grave para todo o setor vitivinícola e concretamente para o setor cooperativo.

Propomos assim:
– Apoio imediato de tesouraria pela quebra de vendas devido ao atrás referido.
– Apoios coordenados em função da próxima vindima, utilizando, e se necessário, reforçando os mecanismos de crise previstos na legislação nacional e comunitária.

 

FENADEGAS

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
1 (8)
Manhãs no Parque
2
alliance games
Alliance Games em Viseu
3
unnamed
Festival do Solstício de Verão uniu arqueologia, tradição e inovação digital na edição de 2025
4
3da81ca4-60cb-408e-b7b9-adb173f9db97
I Caminhada Solidária New-Lar reuniu mais de 300 participantesem prol dos Bombeiros Voluntários de Vale de Besteiros

Artigos relacionados

Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães
rain-falling-into-water
Foto-1-Tarouca
Tondela (2) (1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
1 (8)
Manhãs no Parque
Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães
Reabertura da Zona de Fruição Ribeirinha de Sejães | 28 JUN
alliance games
Alliance Games em Viseu
unnamed
Festival do Solstício de Verão uniu arqueologia, tradição e inovação digital na edição de 2025