Fábrica PSA de Mangualde retoma atividade na quarta-feira

O Centro de Produção de Mangualde do Grupo PSA Peugeot/Citroën retoma a atividade na quarta-feira, com a produção a iniciar-se na quinta, sob o cumprimento de um protocolo de higiene e segurança, adianta um comunicado.
“Graças a um esforço coletivo, validado pela auditoria realizada no dia 06 de abril, podemos retomar a produção no Centro de Mangualde, de forma gradual e segura. No dia 06 de maio terão início os trabalhos de preparação nas unidades de ferragem e pintura, e, a partir de 07 de maio, estarão em laboração todas as áreas de produção”, destaca o diretor do Centro de Produção de Mangualde.
José Luis Alonso Mosquera explica que, desde que suspendeu a atividade, em 18 de março, por causa da pandemia da covid-19, que implementou “um protocolo de medidas sanitárias reforçadas nas instalações” de Mangualde que contém mais de 100 medidas de higiene e segurança.
“Um protocolo elaborado com o apoio dos serviços médicos do Groupe PSA, e enriquecido com a contribuição dos representantes dos trabalhadores”, assume o diretor, que já tinha afirmado, em 21 de abril, aquando da apresentação à comunicação social do documento, que também foi aprovado pela Direção Geral da Saúde (DGS).
No comunicado, o diretor industrial do Groupe PSA esclarece que “os princípios intocáveis” das operações da empresa passam por “proteger os colaboradores e as atividades económicas” e o protocolo de medidas sanitárias “confere um elevado nível de proteção aos colaboradores e é o primeiro critério para a retoma de atividade nas fábricas
“Com a atividade industrial a ser impulsionada pela atividade comercial, que é o nosso segundo critério, vamos relançar, de forma gradual e segura, o nosso aparelho industrial para produzirmos os veículos que são necessários aos nossos clientes. Estes dois critérios irão guiar as nossas decisões durante as próximas semanas e meses”, reforça Yann Vincent.
Entre as mais de 100 medidas implementadas pelo grupo, estão a medição de temperatura à entrada da fábrica, o uso obrigatório de máscara e óculos ou viseira, a limpeza frequente de ferramentas e superfícies de trabalho e os trajetos pedonais definidos com regras de distanciamento.
A fábrica também limitou o acesso a áreas privadas, como instalações sanitárias e cantina, com redução de número de utilizadores ao mesmo tempo nos espaços, e a proibição de acesso às máquinas de café, água, ‘snacks’ e multibanco.
A empresa faculta diariamente a cada colaborador um ‘kit’ com duas máscaras, óculos ou viseira, gel desinfetante e luvas, e ainda um protetor para o banco da viatura para as deslocações da fábrica para casa e, em caso de usufruir de boleia, num limite máximo de duas pessoas por viatura, tem direito a mais duas máscaras.
“O reinício gradual e seguro da produção nas fábricas do grupo ocorrerá nas próximas semanas, com uma primeira fase de reaberturas parciais da atividade industrial, entre 04 e 11 de maio (a partir de 11 de maio em França), tendo em conta o contexto comercial (desconfinamento, reabertura dos concessionários e situação comercial de cada modelo) e a normalização progressiva dos fluxos de fornecimento de componentes”, esclarece o documento.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 247 mil mortos e infetou mais de 3,5 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de um milhão de doentes foram considerados curados.
Em Portugal, morreram 1.063 pessoas das 25.524 confirmadas como infetadas, e há 1.712 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.
A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
app comida
Moimenta da Beira junta cinco chef para confecionar receitas aquilinianas
2
tribunal
Região de Viseu Dão Lafões passa a ter Tribunal Arbitral de Consumo
3
caramulo carros
Produção em série de viaturas elétricas arrancou hoje na Stellantis de Mangualde
4
app comida
Vouzela vai ter incubadora de projetos gastronómicos

Artigos relacionados

bombeiros-ajudando-com-incendio-na-natureza_23-2150789267
Largo_Dr
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Encontro_Rececao_Comunidade_Docente_2024 (7)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
app comida
Moimenta da Beira junta cinco chef para confecionar receitas aquilinianas
bombeiros-ajudando-com-incendio-na-natureza_23-2150789267
Incêndios: Mais de 45 hectares de vinhas arderam na Região Demarcada do Dão
Largo_Dr
"Residentes do Futuro" de nove países debatem em Mangualde a atração de investimento
tribunal
Região de Viseu Dão Lafões passa a ter Tribunal Arbitral de Consumo