EXPOSIÇÃO DE HOMENAGEM A ANTÓNIO BORGES

Mangualde recebe a Exposição de Pintura de homenagem a António Fernando Correia Borges, de pseudónimo “Bianco”, na Biblioteca Municipal Dr. Alexandre Alves, de hoje, 4 de março a 18 de abril. A mostra, de entrada livre, é um tributo prestado por Ilda Borges, viúva de “Bianco”, e Anthony Borges, seu filho. A iniciativa nasce da necessidade que os dois têm de perpetuar a memória de António Borges e revelarem algumas das obras que o autor realizou, mas que nunca chegou a divulgar publicamente. O respeito e a admiração por Bianco são o mote desta iniciativa, assim como o carinho pela cidade de Mangualde, onde viveu com a avó paterna desde criança. A exposição demonstra perfeitamente o gosto e apetência que Bianco tinha pela pintura primordialmente abstrata, sem esboço prévio, como se saísse diretamente da sua alma revelando assim as suas qualidades inatas.

Biografia

António Fernando Correia Borges, nasceu a 7 de março de 1956 em Cabinda, Angola onde viveu uma infância feliz juntos dos seus pais e irmãos, mas foi ainda em criança, nos anos 60, que veio morar para Mangualde, junto da sua avó paterna. Foi nas Escolas Primária e Secundária de Mangualde que adquiriu um capital de conhecimentos que o iria preparar para o futuro risonho que já era esperado. Concluiu com aproveitamento o antigo 7º ano de liceu no colégio de S. José e Stª Maria, onde era conhecido por “Branquinho”. Este nome viria, mais tarde, a inspirá-lo para passar a assinar as suas obras de pintura, incluindo as que são objeto da presente exposição, pelo seu pseudónimo “Bianco”.

A sua infância moldou o seu carácter de forma a transformar-se numa pessoa de sensibilidade rara e educação extrema, fatores que sem dúvida, muito contribuíram para mais tarde despertar nele o forte e vincado gosto pela pintura. A partir de 1975 passou a residir e coabitar, ainda em Mangualde, com a sua família direta que, entretanto, tinha regressado a Portugal, vinda de Angola. Essa estabilidade emocional que derivava do aconchego familiar, despertou nele outra vertente não menos importante: a sua paixão pela música que o tornou um executante de violão muito aceitável.

Conheceu Ilda Fernanda Gomes Marques, natural de Outeiro de Espinho, porém emigrada nos Estados Unidos da América (EUA), com a qual viria a contrair matrimónio a 31 de maio de 1986. Do feliz enlace resultou um filho, Anthony Marques Borges, nascido a 01 de julho de 1991.

Emigrou para os EUA com a sua esposa em julho de 1986, passando a exercer a profissão de Security no Parque Avenue na cidade de Nova York durante 28 anos, reformando-se em 2018.

Depois de várias viagens a Portugal com a sua esposa, com retorno aos EUA, efetuou a sua última viagem para o seu país em outubro de 2018, já bastante debilitado pela doença que o afetou, vindo a falecer na cidade de Mangualde no dia 12 de novembro de 2018.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia