Estreia de espetáculo de rua “A Passarola” em Tondela adiada para 2022

1415

O espetáculo de teatro de rua “A Passarola”, criado pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, a partir da adaptação do romance “Memorial do Convento”, de José Saramago, deverá estrear-se em 2022, foi hoje anunciado.

“Tínhamos para este ano, já adiada de 2020, a estreia de ‘A Passarola’, que nos vimos obrigados a reprogramar para 2022”, disse aos jornalistas o dirigente da Associação Cultural e Recreativa de Tondela (ACERT) José Rui Martins.

O espetáculo estreará no ano do centenário do escritor português e, depois de Tondela, seguirá imediatamente para Lisboa, onde será apresentado à frente da Fundação José Saramago.

José Rui Martins referiu que, para já, não se sabe “que regras é que vão ser impostas para espetáculos de grandes audiências” como este e que envolvem a participação da comunidade.

“Achámos que não deveríamos arriscar um investimento tão grande em termos da criação do espetáculo e reprogramámo-lo para 2022, com uma digressão nacional que estamos a preparar com a Fundação José Saramago”, justificou.

O Trigo Limpo contava estrear em 2020 “A Passarola”, um espetáculo de teatro de rua com participação comunitária, dando assim seguimento à parceria estabelecida com a Fundação José Saramago, na criação do espetáculo “A Viagem do Elefante”.

A dramaturgia – da responsabilidade de Pompeu José e de Raquel Costa – centrou-se nos momentos com maior capacidade de teatralização relativos à história da construção, viagem e final trágico da “máquina de andar no ar”.