Estado de Conservação do Castro da Paramuna e Mosteiro do Santo Sepulcro

2606

A Comissão Política de Secção do PPD/PSD de Penalva do Castelo vem por este meio manifestar, mais uma vez, a sua preocupação em relação ao estado de conservação do património cultural do concelho de Penalva do Castelo – Castro da Paramuna e Mosteiro do Santo Sepulcro.

No que se refere ao Castro da Paramuna, Bronze Final, tivemos conhecimento, que junto ao pano de muralhas foi construída uma pista para carros telecomandados.
Quem autorizou a construção dessa pista?

Em relação ao Mosteiro do Santo Sepulcro, construído na Idade Média, um dos símbolos da história e da identidade do território das terras de Penalva do Castelo, e de Portugal, que durante séculos tem sido muito mal tratado e alvo de lapidação, encontra-se em estado avançado de ruína, assim como as casas anexas.

No nosso entender o Mosteiro deverá ser alvo de obras, que deverão ser realizadas por uma empresa certificada na conservação e restauro e devidamente acompanhada por técnicos da DGPC, com vista a assegurar a estabilidade da cobertura para evitar que a água se infiltre nas paredes diminuindo dessa forma o risco de ruína.
O mesmo deverá conter sinalização a informar os turistas que o visitam sobre o seu estado de ruína. A zona envolvente ao Mosteiro encontrar-se coberta com densa vegetação sendo necessário proceder à sua limpeza.

O património cultural encontra-se, completamente, ao abandono não existe uma estratégia para a sua fruição e valorização, assim como para o setor da Cultura e para o Turismo.
Penalva merece mais e melhor.

Comissão Política de Secção PPD/PSD de Penalva do Castelo