Estabelecimento Prisional de São José com serviço clínico para Viseu e Lamego

O Estabelecimento Prisional de São José no Campo, em Viseu, inaugurou um serviço clínico que serve 160 reclusos, parte de um investimento de 400 mil euros, e iniciou uma requalificação de pavilhões de 2,9 milhões de euros.

“Este estabelecimento prisional já tem a sua primeira fase concluída, cerca de 900 mil euros investidos e agora temos esta segunda fase que aqui nos traz concluída com estas instalações para o regime aberto e também para os serviços clínicos”, destacou a ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro.

Esta segunda, das cinco fases da requalificação que o Estabelecimento Prisional de São José, situado na freguesia do Campo, em Viseu, está a sofrer, foi inaugurada pela ministra da Justiça, e foi alvo de um investimento de 400 mil euros.

Obras que contemplam “habitabilidade para 30 reclusos em regime aberto interno” e “condições excelentes para os serviços clínicos para a área da farmácia, da estomatologia e serviços médicos e de enfermagem”.

Um total de três gabinetes médicos, um de enfermagem, uma farmácia e um gabinete dentista onde trabalham três enfermeiros, um do quadro e os restantes em regime de avença, assim como um médico de clínica geral, um psiquiatra, um psicólogo e um estomatologista.

Uma lista avançada aos jornalistas pela recém-diretora do estabelecimento, desde dezembro, Paula Sobral, que avançou que servirá “o total de 80 reclusos, 30 dos quais no regime aberto, e outros 30 de Lamego”, no norte do distrito de Viseu.

Paula Sobral também avançou aos jornalistas que “a terceira fase da requalificação está já em andamento, um investimento de cerca de 2,9 milhões de euros (ME) e será, principalmente, na área dos pavilhões”.

Um investimento que se soma aos 24 ME anunciados pelo Governo para requalificar os estabelecimentos prisionais de Alcoentre, Linhó, Sintra e Tires, que irão acolher os reclusos do Estabelecimento Prisional de Lisboa, cujo encerramento está previsto.

“No final [de toda a requalificação] estas instalações terão condições de segurança e de dignidade para todas as pessoas que aqui residem, e que têm contribuído com empenho para esta requalificação, e também para os que aqui exercem o seu trabalho”, apontou a ministra.

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, que não esteve presente, mostrou-se desagradado pela forma como foi informado da visita de Catarina Sarmento e Castro.

Segundo o autarca social-democrata, os responsáveis pelo estabelecimento prisional “fizeram o seu trabalho” e avisaram-no “com tempo” da visita da ministra, mas depois o gabinete desta deveria ter-lhe feito um convite.

“Temos de ter um convite oficial. Nós relacionamo-nos com membros do Governo diretamente, através dos gabinetes respetivos”, frisou.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Grafica Con logo de U las palmas
ASICOTUR CONFIRMA AGENDA INTENSA PARA O TIANGÜIS
2
SM REY de ESPAÑA
El Rey de España, Felipe VI, preside un año más el Comité de Honor de Termatalia 2024
3
Antoni Shkraba:Pexels
Financiamento de carros usados em Portugal: saiba como obter taxas mais baixas
4
IMG_3165
TERMATALIA E XANTAR EM 2024 COM APRESENTAÇÃO NA FITUR

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Académico_de_Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu