Uma garrafa de espumante Terras do Demo, produzido pela Cooperativa Agrícola do Távora, em Moimenta da Beira, é uma das ‘personagens’, um dos adereços da peça “Bella Figura”, atualmente em cena (online) na sala virtual do Teatro Nacional São João (TNSJ), no Porto.
No jogo cénico, o ator Afonso Santos abre a garrafa e as atrizes Margarida Carvalho e Ana Brandão saboreiam o espumante, que depois permanece todo o tempo no quadrado pintado desenhado no palco onde se desenvolve a encenação. É um belo momento de promoção do Terras do Demo que há dias voltou a ser premiado com mais uma medalha de ouro.
A peça dá a conhecer a história de cinco personagens que, numa noite de primavera, se cruzam no parque de estacionamento de um restaurante. A promessa de um jantar romântico e de uma festa de aniversário transforma-se numa “noite de nervos”, ateada por hipocrisias e mentiras.
“’Bella Figura’ divide-se entre a comédia e o grotesco, tirando proveito da arte da conversação da dramaturga francesa, que Nuno Cardoso acentua em palco”. “Bella Figura” foi a última encenação de Nuno Cardoso com a companhia Ao Cabo Teatro, antes de assumir a direção artística do Teatro Nacional São João.
Afonso Santos, Ana Brandão, João Melo, Margarida Carvalho e Maria Leite são os atores que compõem o elenco de “Bella Figura”, peça que, já como produção do teatro portuense, esteve em cena no final de 2019 em Almada, Madrid e Cabo Verde.
“Bella figura” está agora na sala virtual do TNSJ, numa gravação em vídeo disponível on demand desde sexta-feira, 12 de fevereiro (a partir das 21h) e até dia 21 de fevereiro (até às 24h), realizada por Fábio Coelho, aquando da estreia do espetáculo no Teatro Carlos Alberto, em 2018.
O espetáculo ficará disponível para visualização até três dias após a aquisição do bilhete, que tem um custo de dois euros.