Escola de verão “Como ser Astronauta?”

1726

Já estão abertas as inscrições para mais uma edição da escola de verão “Como ser Astronauta?“, organizada conjuntamente pelo Departamento de Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), pelo Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra (OGAUC) e pelo LIP – Laboratório de Instrumentação e Física Experimental de Partículas.

Dirigida a alunos do ensino secundário, esta escola vai realizar-se entre 15 e 19 de julho. Tem como objetivo, segundo a organização, «motivar estudantes a participar na próxima seleção de astronautas da ESA que ocorrerá no final da década. Através das atividades propostas pretende-se transmitir o máximo de informação sobre os critérios de seleção de astronautas».

A escola “Como ser Astronauta?” será dividida em módulos, cada um correspondendo a um domínio do processo de seleção, designadamente fisiologia, experiência de voo, línguas estrangeiras, formação académica, técnica e científica, psicologia, habilidade para trabalhos de construção e de reparação e atividades físicas.

No âmbito do módulo da formação técnica e científica pretende-se colocar em contacto alunos e empresas nacionais com ligação ao setor espacial, bem como gerar sinergias entre instituições nacionais que poderão dar apoio aos futuros candidatos durante o processo de seleção.

As inscrições podem ser efetuadas em: https://www.lip.pt/events/2019/Como-ser-astronauta/.