Em 2021, voltam-se a ouvir os chocalhos pelas ruas de Alpedrinha

Reserve o fim-de-semana dos dias 18 e 19 de Setembro nas Casas de Alpedrinha e acompanhe de perto o tradicional Chocalhos – Festival dos Caminhos da Transumância.
Celebração única no país, é somente em Alpedrinha que o visitante pode ser pastor por um dia e levar o rebanho de cabras e ovelhas desde o Fundão até a Vila pelas milenares calçadas romanas, ao som dos chocalhos e bombos.
Valorizar a tradição dos caminhos da transumância, um percurso sazonal de movimentação dos rebanhos para os lugares com as melhores pastagens, assim como a música pastoril, os produtos e artes tradicionais, a ruralidade, as iguarias e tudo o que envolve o cotidiano dos pastores e seus animais. Este é o objetivo do Festival dos Chocalhos que acontece no terceiro fim-de-semana de Setembro, em Alpedrinha, desde 2002.
Após ter sido cancelado em 2020 devido à pandemia de Covid-19, o festival retorna de forma presencial, mas com novas regras por razões de segurança. As cores, a música e a alegria que chamam a atenção de visitantes de todo o país e também do exterior continuam, com atrações variadas que envolvem exposições de raças autóctones de ovinos e caprinos e das raças caninas que acompanham o pastor no seu trabalho diário, divididas em raças de condução como o cão de Serra Aires, e de proteção do rebanho como o cão Serra da Estrela, entre outras nacionais e estrangeiras.
A gastronomia recebe especial atenção com o passeio pela Rota do Queijo e degustações da cozinha da pastorícia que acontece ao longo do dia 18, no Palácio do Picadeiro. É neste símbolo da arquitetura e da história de Alpedrinha que, pelas 22 horas, será possível acompanhar um concerto de canto à capela com músicas de raiz tradicional apresentado pelo grupo Sopa de Pedra. O concerto é gratuito, mas sujeito a reserva através do e-mail bilheteira.cultura.cmfundao@gmail.com ou do contacto telefónico 275 773 032.
Nesta edição, as tradicionais tascas, que aproximam as gentes de Alpedrinha dos turistas, ficarão de fora do evento, mas com a promessa de abrirem as portas no próximo ano. O grande momento do festival será, sem dúvida, a entrada dos rebanhos, cães e pastores na Vila de Alpedrinha, que acontece no domingo, dia 19, pela manhã. O percurso de 9km sai da Praça do Município do Fundão, por volta das 8 horas, é feito de forma linear, através da montanha, passando por Alcongosta e com chegada em Alpedrinha cerca de três horas depois.
Para acompanhar os pastores e seus rebanhos nesse percurso pedestre é necessário fazer uma inscrição, gratuita, através do e-mail fundao@fundaoturismo.pt, pois os lugares são limitados a 300 pessoas. Os organizadores recomendam aos participantes que utilizem calçado adequado, levem consigo um cantil com água e chapéu. Uma atividade imperdível, na qual a chegada dos rebanhos e seus pastores pode ser acompanhada a poucos minutos de distância das Casas de Alpedrinha.

Para os hóspedes das casas de campo, e população da Vila, que tiverem interesse em participar desta experiência, o a organização do evento planeja disponibilizar o transporte de Alpedrinha até o Fundão para que o percurso com os rebanhos seja feito desde o início

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
2
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
3
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé
4
tondela
Santa Clara vence Tondela e consolida liderança da II Liga

Artigos relacionados

Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
livros
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Oliveira de Frades Rockfest
Nove bandas de rock e metal em Oliveira de Frades
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023