Ecopista do Vouga é inaugurada na sexta-feira e concretiza ambição antiga

A Ecopista do Vouga, que representou um investimento superior a quatro milhões de euros nos concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades, será inaugurada na sexta-feira, concretizando uma ambição antiga.

“Era uma ambição de muitos anos da Comunidade Intermunicipal (CIM Viseu Dão Lafões) e da região, no âmbito da estratégia que temos vindo a trilhar”, disse à agência Lusa o secretário executivo daquele organismo, Nuno Martinho.

Segundo o responsável, a comunidade Intermunicipal “já tinha o estudo prévio feito desde o ano de 2011 e depois foi feito o projeto de execução, que teve de ser ajustado à nova realidade”.

Construída sobre o antigo ramal ferroviário da linha do Vouga, a Ecopista do Vouga atravessará os concelhos de Viseu, São Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades. Na cidade de Viseu, terá ligação à Ecopista do Dão (na zona do tribunal), que passa também pelos concelhos de Tondela e Santa Comba Dão.

“Temos 50 quilómetros no Dão e agora mais 65 no Vouga. São 115 quilómetros desta vertente do ‘walking’ e do ‘cycling’ ligados fisicamente”, frisou Nuno Martinho.

Essa ligação das duas ecopistas “torna a infraestrutura fantástica para cada vez atrair para a região mais turistas” que procuram o turismo de natureza.

O secretário executivo de Viseu Dão Lafões disse que esta obra deveria ter sido inaugurada no início do verão, mas o atraso na entrega de materiais, concretamente de madeira, não o permitiu.

“Foi também necessário resolver questões pontuais em cada um dos municípios e, portanto, levou a um atraso de dois, três meses, para estar em condições de ser inaugurada. Foram questões pequenas e o atraso também não foi muito significativo”, acrescentou.

De acordo com Nuno Martinho, o custo total da obra ultrapassou os 4,1 milhões de euros – mais de 700 mil euros acima do previsto – sobretudo devido “a revisões de preços provocadas pelo aumento dos custos dos materiais”.

Isso “levou a algumas questões de financiamentos da obra, nomeadamente por parte de cada um dos quatro municípios”, uma vez que foram eles que ficaram responsáveis por pagar a contrapartida nacional.

“Esta obra teve um financiamento do Turismo de Portugal de dois milhões de euros. Portanto, temos aqui uma obra financiada a mais de 50% por parte dos municípios, o que, de facto, criou alguns estrangulamentos”, admitiu.

Nuno Martinho lembrou que a Comunidade Viseu Dão Lafões está também envolvida no projeto da Ecovia do Mondego, com a sua congénere da Região de Coimbra.

“Este produto compósito, para nós, é a cereja em cima do bolo, porque associa-se aos nossos percursos pedestres, de ‘trail’ e de BTT e ao nosso projeto das Bike Roads, em que pegámos nas estradas de montanha e estruturamos um produto”, realçou aquele responsável, acrescentando que, no total destes projetos, estão “mais de 1.700 quilómetros sinalizados e homologados nas respetivas federações”.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
3
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu
4
Viseu Feira São Mateus
Câmara de Viseu quer criar Rota do Cardeal

Artigos relacionados

Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
polícia psp
Museu Terras de Besteiros 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela