Dia do Comando Territorial da GNR de Vila Real adiado

2283

O risco de incêndio para todo o território continental declarado pelo Governo até domingo ditou o adiamento das comemorações do Dia do Comando Territorial da GNR de Vila Real, na Régua, anunciou ontem a força de segurança.

Em comunicado de imprensa, o Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana de Vila Real explicou que o adiamento das cerimónias previstas para hoje e sexta-feira no Peso da Régua, distrito de Vila Real, se deve “ao especial risco de incêndio rural, em todo o território continental”.

A GNR de Vila Real pretende assim “empenhar os meios envolvidos no patrulhamento das áreas mais sensíveis, salvaguardando a segurança das populações”.

A situação de alerta de agravamento do risco de incêndio florestal entre as 00:00 de quarta-feira e as 23:59 de domingo, para todo o território continental, foi declarado pelo Governo na terça-feira.

Um despacho conjunto do Ministério da Administração Interna (MAI) e do Ministério da Agricultura, hoje assinado, refere que a Proteção Civil determinou a passagem de estado de alerta especial nível vermelho do dispositivo especial de combate a incêndios rurais para 13 distritos do centro e norte do país, e a passagem a estado de alerta laranja para os distritos de Évora, Lisboa e Setúbal, permanecendo Beja e Faro em alerta laranja, que já estava em vigor.

Os distritos em alerta vermelho, o mais elevado da escala, são Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Santarém, Coimbra, Guarda, Portalegre, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Viseu e Leiria, devido às altas temperaturas esperados para os próximos dias e agravamento do risco de incêndios.

A nota divulgada pela GNR de Vila Real explicou ainda que “oportunamente será difundida informação com as novas datas para a realização das cerimónias”.