Dezembro no Cine Clube de Viseu

2130
Durante o mês de Novembro, as sessões do Cine Clube de Viseu deram oportunidade de conhecer melhor o cinema contemporâneo e clássico da Ásia. Deixaram vontade de mais: em Dezembro, as quintas-feiras voltam a ser dedicadas ao ciclo CINEMA ASIÁTICO, com os novos filmes de três grandes realizadores – Jia Zhangke (China), Brillante Mendoza (Filipinas) e Lee Chang-dong (Coreia do Sul). Três trabalhos conceituados, a apresentar três perspectivas de uma Ásia contemporânea: uma história de amor no seio da máfia chinesa (As Cinzas Brancas Mais Puras), o confronto violento entre polícia e traficantes de droga nas favelas de Manila (Alpha: Nos Bastidores da Corrupção) e a confusão e impenetrabilidade das relações humanas numa cidade sul-coreana (Em Chamas).

Às terças-feiras, o cinema irá reflectir sobre a palavra, com o ciclo IMAGEM E PALAVRA a apresentar três abordagens totalmente distintas de pensar a literatura no grande ecrã. A abrir, O Livro de Imagem, novo filme de Jean-Luc Godard, que continua a forçar os limites do cinema com o estilo de colagem de sons, imagens e palavras que tem sido marca do realizador. O Livro de Imagem foi o primeiro trabalho a ser distinguido com uma Palma de Ouro Especial na história do Festival de Cannes – um prémio criado especificamente para o filme. Segue-se A Portuguesa, de Rita Azevedo Gomes, filme histórico adaptado de uma novela de Robert Musil, com diálogos de Agustina Bessa-Luís, fotografia de Acácio de Almeida e música original de José Mário Branco. A encerrar, O Homem-Pykante – Diálogos kom Pimenta, “filme-performance” de Edgar Pêra sobre Alberto Pimenta – poeta, narrador, ensaísta, performer, professor universitário e um dos mais importantes criadores portugueses, experimentador por natureza e inconformista político por convicção.

Todos eles em estreia em Viseu, tratam-se de oportunidades únicas para o público da cidade. As sessões acontecem todas as terças e quintas-feiras às 21h30, no Auditório do IPDJA entrada é livre para jovens até 18 anos, e há desconto de 2,5eur para estudantes do ensino superior, associados Cine Clube, ACERT e amigos Teatro Viriato.

 Terças  IMAGEM E PALAVRA

03.12 O Livro de Imagem de Jean-Luc Godard, 2018, 84′

10.12 A Portuguesa de Rita Azevedo Gomes, 2018, 136′

17.12 O Homem-Pykante – Diálogos kom Pimenta de Egar Pêra, 2018, 75′

 Quintas  CINEMA ASIÁTICO

05.12 As Cinzas Brancas Mais Puras de Jia Zhangke, 2018, 136′

12.12 Alpha: Nos Bastidores da Corrupção de Brillante Mendoza, 2018, 94′
19.12 Em Chamas de Lee Chang-dong, 2018, 148′