Concentração de ozono ultrapassou valores normais na zona de Vouzela

A zona de Vouzela, no distrito de Viseu, ultrapassou na quinta-feira o limiar de concentração de ozono entre as 20:00 e as 23:00, informou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Em comunicados enviados à agência Lusa, a CCDRC refere que foi registada na estação de Fornelo do Monte, no concelho de Vouzela, uma concentração média horária de 205 microgramas por metro cúbico de ar (µg/m³) entre as 20:00 e as 21:00 de quinta-feira.

A concentração média horária subiu para 327 µg/m³ entre as 21:00 e as 22:00, registando-se uma concentração média de 240 µg/m³ entre as 22:00 e as 23:00 de quinta-feira, valores superiores aos 180 µg/m3 definidos como valor “limiar de informação para este poluente”.

Os valores de concentração de ozono observados podem provocar “danos na saúde humana, especialmente nos grupos mais sensíveis da população (crianças, idosos, asmáticos, alérgicos e indivíduos com outras doenças respiratórias ou cardíacas)”, adverte a CDDRC.

De acordo com a CCDRC, os residentes nos locais afetados devem reduzir ao “mínimo a atividade física intensa no exterior, (sobretudo ao ar livre)”, e evitar “outros fatores de risco, tais como fumar ou utilizar/contactar com produtos irritantes contendo solventes na sua composição”, como, por exemplo, gasolina, tintas e vernizes”.

É igualmente recomendável que os habitantes da área atingida “respeitem rigorosamente tratamentos médicos em curso” e que “recorram a cuidados médicos, em caso de agravamento de eventuais sintomas”, acrescenta.

“A exposição a este poluente afeta, essencialmente, as mucosas oculares e respiratórias, podendo o seu efeito manifestar-se através de sintomas como tosse, dores de cabeça, dores no peito, falta de ar e irritações oculares”, sublinha ainda a CCDRC.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu