Cine Clube de Viseu "Retoma" com sessões gratuitas e menos lugares em sala

O Cine Clube de Viseu anunciou hoje que vai reiniciar as sessões de cinema no auditório do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) com o ciclo “Retoma”, desta vez com menos lugares disponíveis e com entrada livre.

“A partir de 11 de junho, Retoma (ou a beleza das coisas simples) e para assinalar o momento todas as sessões terão entrada livre (…) e neste período, a lotação da sala passa dos 160 para 48 lugares e, por isso, a reserva é obrigatória”, adianta um comunicado do Cine Clube de Viseu.

A abrir o novo ciclo de cinema, está uma curta-metragem de 2019, de Regina Pessoa, “Tio Tomás, a Contabilidade dos Dias”, que a realizadora concebeu a partir das memórias afetivas e visuais da infância, para homenagear o seu tio Tomás.

Desde a estreia, há um ano, a ‘curta’ de 13 minutos já foi distinguida com os principais prémios de vários festivais, entre os quais o de Annecy, em França, o Animamundi, no Brasil, e o Festival de Animação de Tóquio, além dos Caminhos do Cinema Português, em Coimbra. Em janeiro deste ano, nos Estados Unidos, venceu o prémio de Melhor Curta Metragem, dos prémios Annie, os ‘Óscares’ do cinema de animação.

Em Viseu, a noite de “Retoma” do Cine Clube continua com “Maya”, de Mia Hansen-Love, um filme de 2018, que conta a história de um fotojornalista de guerra que, após quatro meses como refém na Síria, resolve viajar para a Índia e reencontrar-se com a mãe. Lá conhece Maya, uma jovem que o ajudará no processo.

Da programação faz ainda parte, no dia 18 de junho, “Retrato da Rapariga em Chamas”, um filme de 2019, de Céline Sciamma, que coloca o espectador em França, nos finais do século XVIII, no meio do processo de elaboração do quadro de uma mulher que não quer ser retratada, e, a 25 de junho, “Kinos”, de 2017, do realizador Philipp Hartmann, que embarca numa viagem por salas de cinema.

O mês de julho também tem dois filmes agendados. No dia 02, é “Táxi” que ‘roda’ no auditório do IPDJ, um filme de 2015, do realizador Jafar Panahi que é também o taxista nas ruas de Teerão e permite capturar o espírito da sociedade iraniana, numa viagem divertida e dramática.

A 09 de julho chega “Liberté”, de 2019, do realizador Albert Serra que leva o espetador a viajar até França, para acompanhar um grupo de libertinos franceses do século XVII, fugidos ao regime conservador de Luís XVI, e que procuram apoio do duque de Walchen, um famoso sedutor alemão de mente aberta e que não se deixa vergar pela hipocrisia e falsa virtude da sociedade.

Rodado integralmente em Portugal, nomeadamente na Serra de Sintra, “Liberté” distinguiu-se pela sua fotografia e conseguiu o Prémio Especial do Júri no Festival de Cannes, no ano passado, na secção Un Certain Regard.

O Cine Clube de Viseu adianta que os associados podem reservar desde já os lugares no auditório e, a partir de segunda-feira, abrem as reservas para o público em geral, a partir do e-mail geral@cineclubeviseu.pt ou pelo telefone 232 432 760.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia