CIM Viseu Dão Lafões obtém financiamento para melhorar condições nas comunidades rurais

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões recebeu cerca de 400 mil euros de financiamento europeu para dois projetos que têm como objetivo melhorar as condições de vida nas comunidades rurais.

Um dos projetos, o AgroTour Sudoe, “parte do princípio de que a aposta no agroturismo é uma boa oportunidade para os produtores agrícolas e pecuários das regiões abrangidas diversificarem as suas fontes de rendimento”, explicou a CIM, em comunicado hoje divulgado.

A ideia é que esta aposta permita também “a valorização dos produtos junto dos consumidores, a atração de jovens talentos para o setor e a dinamização das economias locais nas zonas rurais”, acrescentou.

No âmbito do AgroTour Sudoe, serão desenvolvidas experiências-piloto inovadoras de agroturismo nos territórios que aproximem a sociedade urbana e rural.

No outro projeto, intitulado An-Gel Sudoe, o foco é, de acordo com a CIM, “o aviso e controlo do risco de geadas de primavera na agricultura e arboricultura”.

“Estas geadas têm efeitos muito negativos na agricultura, com perdas até 100% em algumas árvores de fruto e vinhas, e a maioria das produções agrícolas não tem formas de prevenir e combater o risco”, referiu.

Segundo a CIM, está previsto “desenvolver e testar soluções inovadoras para a prevenção e adaptação ao risco de geadas, bem como um sistema de alerta precoce para os produtores”.

As soluções testadas serão identificadas “através de um processo participativo com produtores locais”, esperando a CIM que os seus resultados “ajudem os agricultores a adaptarem-se ao risco de geadas, aumentando a resiliência das produções”.

“No território de Viseu Dão Lafões, as culturas preferenciais para o projeto são a maçã e a vinha, por serem as mais vulneráveis às geadas”, explicou.

A CIM avançou que foi ainda aprovado um terceiro projeto, denominado Sudoe Aquapred, no qual é parceira.

“A aprovação do financiamento destes projetos, entre muitas candidaturas europeias que não foram validadas, comprova que a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões está na linha da frente da inovação e da sustentabilidade, também a nível internacional”, considerou o secretário executivo da CIM, Nuno Martinho.

Para o responsável, trata-se de “projetos muito importantes, uma vez que apostam na inovação e estabelecem colaborações estreitas entre regiões muito diversas do sudoeste da Europa”.

“Além disso, o seu impacto direto nas áreas agroalimentar e turística fortalece dois pilares económicos essenciais para a nossa região”, frisou.

O financiamento para os três projetos foi aprovado ao abrigo do Programa Interreg Sudoe, que apoia o desenvolvimento regional no sudoeste da Europa.

Financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), o Interreg Sudoe está em vigor até 2027 e financia projetos transnacionais que envolvam regiões de diferentes países.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal