A CheroAvias UBIanas, equipa composta por estudantes do Mestrado Integrado em Engenharia Aeronáutica, venceu o concurso internacional “Sloshing Rocket Workshop”.
Pedro Gouveia (team leader), Sérgio Brito, Guilherme Quaresma, Gonçalo Silva e Adriana Pinto são os estudantes da Universidade da Beira Interior (UBI) integrantes da formação que se superiorizou relativamente às restantes finalistas: BEOAVIA (Sérvia), IST Aeros (Portugal), Ad Astra (Espanha) e Don’t Panic! (Itália).
CheroAvias UBIanas foi a melhor da competição que desafiava as cerca de 50 equipas, com a participação de 232 estudantes, a projetar, construir e pilotar um foguete reutilizável de baixo custo, que incorporava um depósito de água.
A avaliação teve em conta aspetos como o design do projeto, enquanto forma de maximizar o alcance, o tempo de voo e a capacidade de carga útil.
A competição desenvolveu-se em duas fases: a primeira, online, apurou as cinco melhores para o workshop de uma semana que decorreu na Universidade de Patras (Grécia), na primeira semana de julho. Foi durante este período que a CheroAvias UBIanas construiu fisicamente o projeto para competir na demonstração no final.
O concurso foi organizado pela EUROAVIA – The European Association of Aerospace Students, em parceria com a Airbus, uma das maiores empresas mundiais do ramo da aeronáutica.