CDU volta a apostar em José Pessoa para tentar conquistar Lamego

A Coligação Democrática Unitária (CDU) vai de novo candidatar José Pessoa à Câmara de Lamego, à semelhança de sucedido em 2017, mas agora o candidato assume maior conhecimento dos problemas e uma participação mais ativa no concelho.

“Os últimos quatro anos de trabalho autárquico, com os meios que dispúnhamos, foram altamente enriquecedores na nossa experiência e conhecimento dos problemas do concelho”, afirma José Pessoa.

Em 2017, ano em que José Pessoa se candidatou pela primeira vez à Câmara e em que a CDU conseguiu eleger um deputado municipal em Lamego, foi criada “uma comissão de apoio específica, que reuniu sempre antes e depois de cada [sessão da] Assembleia Municipal” para trabalhar as questões do concelho.

Segundo José Pessoa, a presença de Alexandre Holffman na Assembleia Municipal, “permitiu confrontar os deputados municipais com os interesses fundamentais dos munícipes e a política geral seguida pelo executivo”.

“Conseguimos assim uma participação ativa e positiva. Aprendemos muito, conscientes da importância crescente da participação da CDU e do necessário aumento da sua votação. O objetivo é agora estarmos representados em todas as assembleias de freguesia. É difícil, mas não é impossível, depende também do nosso empenho e vontade”, sustenta.

No entender do candidato, de 73 anos, especialista em exames científicos a obras de arte, a conservação e aprofundamento da identidade do território “depende muito do que cada concelho” tiver para “proporcionar aos jovens”, como, por exemplo, “educação, cultura, ligação ao meio ambiente, conhecimento da História e do Património”.

“Mal vai a geração que se vê confrontada com a obrigatoriedade de sair do seu berço” para “encontrar um trabalho digno, compatível com os seus talentos específicos”. É, por isso, “prioritária a criação de condições” para “garantir a sobrevivência de cada povo e da sua identidade”, sublinha.

A criação de “condições de desenvolvimento económico e criativo, permite aos jovens preservar a casa dos seus pais, assisti-los numa fase tardia da vida e manter os mais novos, ou pelo menos uma boa percentagem dos mesmos, na região que os viu nascer e não os perder como construtores, nem às suas capacidades. Essa é uma das grandes tarefas que cada município deve ter como prioritária”, defende.

“Outro fator verdadeiramente decisivo para a candidatura: eu gosto muito de Lamego e das suas gentes, e para nós as emoções e os afetos continuam a ser muito importantes”, explica o historiador, considerando que a cidade “é muito desconhecida pela maioria dos portugueses”, nomeadamente, “da população acamada à beira mar, para quem o interior está muito longe”.

No seu entender, “Lamego é um extraordinário polo patrimonial da zona classificada do Douro” e, neste sentido, “muito há que trabalhar associando a história ao desenvolvimento económico” e “aumento significativo de votação na CDU é uma necessidade vital para proporcionar muito maior capacidade de intervenção” da coligação, que reúne o PCP e Os Verdes.

Atualmente, a Câmara Municipal de Lamego é liderada pelo socialista Ângelo Moura. O executivo municipal é constituído por três eleitos do PS, dois do PSD e dois do CDS-PP.

As eleições autárquicas de 2021 estão previstas, por lei, de acontecer no último trimestre deste ano.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
2
Académico_de_Viseu
Mafra vence Académico em Viseu com um golo de Falé
3
polícia psp
Homem de 74 anos morre em acidente com máquina agrícola em Viseu
4
GNR-carro
Homem detido em Viseu por suspeita de agressões à mãe

Artigos relacionados

Câmara Municipal de Mangualde
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
tondela
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME
Câmara Municipal de Mangualde
Antigo ministro e dirigente socialista Jorge Coelho homenageado a título póstumo em Mangualde
vinho
Exportações de vinho do Dão com ligeira redução em 2023
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Teatro Viriato reabriu há 25 anos e revolucionou vidas em Viseu