O Comando Territorial de Viseu, através do Núcleo de Investigação Criminal de Viseu, no dia 10 de agosto, deteve dois homens de 23 e 25 anos, pela prática do crime de furtos e por tráfico de estupefacientes, na localidade de Castro Daire.
No âmbito de uma investigação que decorria há cerca de um ano e meio, pela prática do crime de tráfico de estupefacientes, foi possível correlacionar os suspeitos com uma outra investigação por furtos em estabelecimentos e residências, onde se concluiu que os suspeitos além de venderem produto estupefaciente, ainda furtavam material para depois comercializar os objetos subtraídos. Os suspeitos efetuaram um total de 12 furtos em residências e estabelecimentos na zona de Viseu.
Assim, na sequência das diligências, foi dado cumprimento a cinco mandados de busca, dois em domicílios, dois em veículos e um a um barracão, que culminou na apreensão do seguinte material:
· Uma estufa improvisada para cultivo de cannabis;
· 115 doses de haxixe;
· Duas armas brancas;
· Dois capacetes de motocross;
· Duas colunas de som;
· Um computador portátil;
· Uma mala de viagem;
· Uma bicicleta;
· Quatro telemóveis.
Na sequência da apreensão do material, foi possível recuperar diversos produtos alimentares e de higiene que foram furtados de um dos estabelecimentos comerciais, tendo sido identificado e constituído arguido um outro homem de 22 anos.
No âmbito destes processos, haviam já sido detidos três suspeitos por tráfico de droga, estando dois em prisão preventiva e um com apreensões diárias., enquanto que referente à investigação pelos furtos, já tinha sido detidos três dos suspeitos, que se encontram atualmente em prisão preventiva.
O detido de 23 anos foi constituído arguido e sujeito à medida de coação de termo de identidade e residência, sendo que o outro detido, de 25 anos, encontra-se neste momento a ser presente ao Tribunal Judicial de Viseu.
Esta operação contou com a colaboração do Posto Territorial de Castro Daire.