Cantora Elisabete Matos é a madrinha do Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu

Entre 7 e 29 de abril, Viseu irá ouvir grandes nomes da música, nacionais e internacionais, em diferentes palcos do concelho. O 10º Festival Internacional de Música da Primavera de Viseu (FIMPViseu) incluirá competição, formação, criação, sensibilização e fruição musical, num programa que irá envolver mais de 300 artistas, num total de 21 concertos e 18 workshops e masterclasses para estudantes e profissionais de música. A soprano Elisabete Matos é a madrinha do festival.
De destacar, a estreia mundial de “Quatro obras para piano para a mão esquerda” e o 2.º Concurso Internacional Piano de Viseu que vai atribuir 13.500 euros em prémios – já há inscritos de quatro nacionalidades, sendo que ainda não terminou o prazo de inscrição.
Serão nove os palcos que vão acolher o programa – Aula Magna, Igreja da Misericórdia, Teatro Viriato, Câmara Municipal de Viseu, Sé de Viseu, Museu Grão Vasco, Forum Viseu, Hotel Grão Vasco e Conservatório Regional de Musica -, mas o festival alarga-se a espaços e públicos mais afastados da fruição musical, através de concertos pedagógicos junto de crianças, adultos e idosos. No total, serão contempladas duas mil pessoas de 21 escolas e instituições, incluindo o Hospital de S. Teotónio, a Associação de Paralisia Cerebral de Viseu, o Lar da Misericórdia D. Leonor e o Estabelecimento Prisional.
José Carlos Sousa, diretor artístico do FIMPViseu, disse em conferência de imprensa, que este festival “está a afirmar-se cada vez mais como uma referência na cena musical nacional e internacional”.
No encontro com os jornalistas – que começou com um momento musical interpretado pela jovem flautista Inês Almeida Correia, aluna do Conservatório de Viseu -, o diretor artístico do FIMP fez-se acompanhar pela presidente da Proviseu, Emília Amaral, pelo presidente do Município de Viseu, Almeida Henriques, pela vereadora da Cultura, Odete Paiva, por Jorge Martins, diretor artístico e presidente do júri do Concurso Internacional de Piano de Viseu, e pela soprano Elisabete Matos. A cantora, que também terá uma atuação incluída no programa, manifestou a sua alegria por ser madrinha do festival, cuja qualidade elogiou.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro

Artigos relacionados

santa comba dão
Oliveira de Frades Rockfest
vinho
1200px-Viseu_-_Teatro_Viriato_(1)
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia