Candidato da CDU a Moimenta da Beira defende melhores ligações viárias

1308

O candidato da CDU à Câmara de Moimenta da Beira, Augusto Praça, elegeu hoje como uma das prioridades para o concelho fazer a ligação da sede do município às autoestradas.

“Moimenta está distante de tudo. É preciso tornar o concelho mais próximo dos grandes centros urbanos através das vias de comunicação, para permitir aproveitar as potencialidades dos recursos naturais”, afirmou à agência Lusa o candidato da CDU àquele município do distrito de Viseu.

Augusto Praça, de 66 anos, natural de Moimenta da Beira, é advogado a viver em Almada, e é o cabeça de lista da coligação pela terceira vez consecutiva (desde 2013).

Para o candidato, é fundamental assegurar uma ligação do concelho à A24 e A25, por forma a tornar o próprio município mais atrativo ao investimento.

“Há muitas potencialidades, nomeadamente da maçã Bravo de Esmolfe, e que sem vias torna-se tudo mais complicado”, frisou.

Ainda relativamente à produção da maçã, Augusto Praça defende que o município deve ter um papel na instalação de indústria transformadora, por forma a valorizar o excedente que não chega a ter escoamento ou aproveitamento.

“É um desperdício não aproveitar o refugo, que poderia ser transformado noutros produtos. Seria possível criar um produto específico da região, com uma marca regional”, salientou.

Augusto Praça elege também como uma das suas prioridades assegurar transporte público aos munícipes que vivem afastados da sede de concelho.

“E para aqueles que vivem junto da sede, é também necessário reforçar serviços, nomeadamente de saúde e da justiça”, acrescentou.

O candidato da CDU aponta ainda para a necessidade de investimento na retenção de água ou construção de pequenas barragens para garantir uma melhor capacidade de rega para os agricultores da região.

Reconhecendo os baixos resultados da CDU nas últimas autárquicas, Augusto Praça espera que seja possível à coligação conseguir eleger “representantes na Assembleia Municipal e eleger alguém para a vereação para se poder lugar pela transformação da região”.

O executivo da Câmara de Moimenta da Beira é constituído por sete eleitos e atualmente conta com quatro do PS, dois do PSD e um do CDS-PP.