Canção de Lluís Llach reúne portugueses e espanhóis na celebração do 25 de Abril

1240

A canção “Abril 74”, do ‘cantautor’ catalão Lluís Llach, que reúne 41 portugueses e espanhois na celebração do 25 de Abril, é colocada ‘online’ hoje à noite, na rede social You Tube, anunciou a produtora.

“Abril 74” foi composta pelo músico catalão numa viagem a Portugal, depois da queda da ditadura, numa altura em que a transição espanhola para a democracia ainda não tivera início. A canção foi incluída no álbum “Vitage a Itaca”, de Luís Llach, publicado em 1975, e esteve sempre presente no repertório do cantor.

Hoje “Abril 74” é apresentada como “uma homenagem da Catalunha à Revolução dos Cravos”, sendo interpretada por dois cantores catalães, Jaume Pradas, radicado em Portugal, e Estefanía Saborido. A eles juntam-se mais quatro dezenas de portugueses e espanhóis, numa melodia que desagua em “E depois do adeus”, de José Calvário e José Niza, uma das senhas do Movimento dos Capitães, a par de “Grândola, Vila Morena”, de José Afonso.

Os cantores são acompanhados por Gustavo Roriz, em guitarra portuguesa e viola. O músico é também o autor do vídeo, feito em confinamento, por causa da covid-19.