CÂMARA MUNICIPAL DE MANGUALDE, EM PARCERIA COM O SERVIÇO DE PROTEÇÃO CIVIL MUNICIPAL, AS JUNTAS DE FREGUESIA, O INSTITUTO DA SEGURANÇA SOCIAL E A REDE SOCIAL DE MANGUALDE ATIVOU PLANO DE CONTINGÊNCIA SOCIAL

A Câmara Municipal de Mangualde, em parceria com o Serviço de Proteção Civil Municipal, as Juntas de Freguesia, o Instituto da Segurança Social e a Rede Social de Mangualde ativou o Plano de Contingência Social, que pretende dar resposta às orientações emanadas pela Direção Geral da Saúde (DGS) para enfrentar a ameaça à saúde pública associada à infeção pelo Coronavírus-Covid-19.

Com o objetivo de reforçar o apoio psicossocial no Município neste cenário de crise epidemiológica, junto dos mais vulneráveis, a Câmara Municipal de Mangualde, criou uma linha de telefone de apoio municipal “Estamos Juntos!”. Esta linha tem como objetivo atender, acompanhar, encaminhar e apoiar nas diversas situações que nos são solicitadas, além de alertar para as burlas, higienização e afastamento social recomendadas. Este esforço concertado com a Proteção Civil Municipal, ISS, Rede Social e Juntas de Freguesia, permite ajudar quem mais precisa nesta hora difícil. Esta medida, não se substitui às equipas multidisciplinares que intervêm no território do Município, nem ao apoio concedido pelas várias IPSS nomeadamente, no âmbito do apoio domiciliário.

As linhas, que funcionam todos os dias das 9h00 às 20h00, são o 969 028 411 para atendimento psicológico e os 969 029 132 e 969 028 378 para atendimento social.

Com a medida “Linha de Apoio Municipal. Estamos juntos!” a autarquia pretende auxiliar e proteger as pessoas mais vulneráveis do Município de Mangualde, nomeadamente, a população idosa com idade igual ou superior a 70 anos, bem como, outras pessoas em situação de isolamento social e sem retaguarda familiar, Cuidadores Informais com dependentes a cargo com Atestado Multiuso igual ou superior a 80% e agregados familiares vulneráveis com mobilidade reduzida e/ou problemas graves de saúde.

No entanto, a autarquia reforça e apela para a importância da Rede Familiar e Rede de Vizinhança na vigilância dos idosos do nosso concelho, assegurando sempre as recomendações da segurança da DGS.

E deixa o alerta: Um olhar atento, uma palavra de conforto através da janela, um telefonema ao idoso vizinho e/ou familiar, no nosso bairro, na nossa rua ou na nossa comunidade, poderá fazer a diferença. Ajude a ajudar!

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu
2
Rossio Viseu
Prejuízo de 1,5 ME nos transportes públicos leva Câmara de Viseu a abrir concurso
3
espetáculo teatro
Boneca com inteligência artificial promove reflexão sobre abuso sexual em Viseu
4
pexels-boom-12585940
Jornalistas desportivos distinguem Carlos Lopes por mérito internacional

Artigos relacionados

Visita e protocolo Recreio 1
bottle-2032980_1280
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Prémio Heathy 3
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu