Autarquia de Viseu aprova projeto que prevê instalação de 38 empresas no concelho

Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa irá reforçar a oferta de solo industrial qualificado no mercado, fomentar o emprego e fixar populações

O Município de Viseu definiu, como um dos seus eixos prioritários, transformar o concelho num polo de atratividade de investimento, no domínio da Competitividade Empresarial. Na última reunião camarária foi dado mais um passo nesse sentido, com a aprovação do projeto de criação da Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa (AAEL) – Viseu. A infraestrutura deverá começar a receber empresas a partir de 2022 e espera, até 2025, acolher 38 projetos empresariais.

“A AAE de Lordosa é uma obra fundamental para fomentar o aumento do emprego qualificado na região e, consequentemente, a fixação das populações”, considera o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, António Almeida Henriques. Será também relevante para “potenciar a centralidade geográfica de Viseu e, dessa forma, captar para o concelho e para a região, investimento direto estrangeiro qualificado”, acrescenta o autarca.

A criação da infraestrutura já foi alvo de uma candidatura ao programa CENTRO 2020, dado tratar-se um investimento considerável e vital para toda a região. Assim, o custo total da operação ascende aos 12,2 milhões de euros (IVA incluído), sendo o montante elegível de cerca de 10 milhões de euros (85%). A autarquia assegurará o restante.

Numa primeira fase, a operação irá suprir uma clara falha de mercado existente na região, atendendo à escassez de oferta de solo para a instalação de empresas, em contraponto com a elevada procura. Posteriormente, a AAE de Lordosa disponibilizará às empresas um ambiente de negócios favorável e propício à melhoria da sua competitividade e ao aumento da cooperação empresarial. A infraestrutura poderá ainda gerar uma forte interligação entre as empresas que ali se irão instalar, e outras entidades com forte ligação à competitividade empresarial e ao ecossistema de inovação.

Recorde-se que este investimento está previsto no Orçamento e nas Grandes Opções do Plano do Município de Viseu.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Mangualde1
Mangualde quer responder com mais proximidade às necessidades de imigrantes
2
Viseu
Patronos de escolas de Viseu vão ser dados a conhecer às crianças e jovens
3
Rossio Viseu
Câmara de Viseu quer que Governo avance com centro alternativo da proteção civil
4
cinema
Filmes de Joana Sá, Alexandra Ramires e Laura Gonçalves vencem festival Vista Curta

Artigos relacionados

pexels-blooddrainer-566496
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Câmara de Tondela investe 130 mil euros na criação de parque em Lajeosa do Dão
Mangualde1
Mangualde quer responder com mais proximidade às necessidades de imigrantes
Viseu
Patronos de escolas de Viseu vão ser dados a conhecer às crianças e jovens
Rossio Viseu
Câmara de Viseu quer que Governo avance com centro alternativo da proteção civil