Deana Barroqueiro, aproveitando uma viagem, a decorrer entre 2 e 6 de Outubro, que percorre alguns dos locais e temas dos dois volumes desta sua obra, irá fazer a primeira Apresentação deste seu 2º volume, em Viseu, no dia 5 de Outubro, pelas 21h30 no Museu Grão Vasco, sendo-lhe grato contar com a presença dos ilustres representantes da sociedade Viseense.
Deana Barroqueiro publicou oito romances históricos e dois livros de contos, já também traduzidos e editados em Espanha, Itália e no Brasil. Em 2003, recebeu, nos Estados Unidos da América, um louvor pela Câmara de Newark, em reconhecimento do seu contributo para a divulgação e promoção da língua e cultura portuguesas entre as comunidades de emigrantes da América, Canadá e Europa. É autora do romance-histórico, D. Sebastião e o Vidente tendo sido premiada com o Prémio Máxima de Literatura.
Recentemente com a sua mais recente obra, História dos Paladares, foi distinguida com os meritosos prémios que referimos no Convite. Sobre esta obra… “A história da evolução do gosto, que levou à educação do paladar e à eleição da gastronomia como uma arte, percorreu um longuíssimo caminho, desde a Idade da Pedra até aos nossos dias. Esse percurso é aqui narrado através de acontecimentos passados nos cinco continentes, episódios históricos e mitos nacionais e universais, personalidades que refletiram e influenciaram o mundo dos paladares (reis, filósofos, cientistas, escritores) e também mais de 250 receitas que atravessaram séculos ou mesmo milénios, por via oral, manuscrita ou impressa, através de incontáveis gerações, chegando quase inalteradas aos nossos dias. Porém, a vastidão do tema levou a autora a dividir a obra: Sedução, Tentação.