Aeródromo municipal de Viseu registou mais 604 voos em 2019

O Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato, em Viseu, registou em 2019 mais 604 voos e mais 813 movimentos do que em 2018, anunciou ontem a Câmara.

Em comunicado, o Município de Viseu refere que, em 2019, houve “mais voos, mais movimentos e mais pessoas embarcadas” do que em 2018, indicadores que “confirmam o percurso de crescimento desta infraestrutura aeroportuária” nos últimos cinco anos.

“O aeródromo municipal registou, no ano passado, mais 604 voos, mais 813 movimentos, mais 1.939 pessoas embarcadas, mais 254 pessoas desembarcadas, mais 74 desembarcados no voo regional e 130 embarcados”, refere.

A autarquia destaca também “o aumento, quase para o dobro, do número de voos noturnos”, que passou de 18 para 33, e “o aumento considerável do número de voos de emergência pelo INEM (Instituto Nacional de Emergência Médica)”, que aumentou 123%, uma percentagem à qual “não é alheio o facto desta aeronave estar estacionada” em Viseu desde outubro.

“Podemos afirmar que o aeródromo de Viseu passou de uma estrutura em vias de fechar, pelos mais diversos motivos, para um aeródromo de referência no panorama nacional”, referiu o seu diretor, Paulo Soares.

Segundo este responsável, o aeródromo “cresceu exponencialmente em movimentos, em número de voos, em número de passageiros embarcados e desembarcados, em importância para os meios de Proteção Civil, para as escolas de formação de pilotos, enfim, para o desenvolvimento económico da região de Viseu”.

No seu entender, o aeródromo “tornou-se uma nova porta de entrada em Viseu”, tendo deixado de ser “uma infraestrutura que tinha no Aeroclube de Viseu o seu maior dinamizador e quase único operador regular” e passado “a ser a escolha de vários outros operadores, também por reunir todas as condições de segurança”.

A autarquia refere que, desde 2014, o Aeródromo Municipal Gonçalves Lobato tem vindo a acolher diversos serviços e empresas ligados ao setor, primeiro com a instalação do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes com Aeronaves e, mais recentemente, com o Instituto de Formação Aeronáutica, que ministra na cidade o primeiro curso de pilotos de linha área comercial e assistentes de cabine.

“É fundamental o apoio da administração central no processo de valorização do nosso aeródromo de Viseu. Até aqui, fizemos sozinhos este percurso de sucesso, mas para termos um aeródromo internacional, com impacto na economia regional e nacional, é necessário que o Estado assuma o papel que lhe cabe”, defendeu o vereador João Paulo Gouveia, que tutela esta infraestrutura.

João Paulo Gouveia lembrou que “o investimento municipal superior a 1,5 milhões de euros tem-se multiplicado tanto na abertura desta região de interior como na economia e no investimento”.

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

pexels-ruandom-zhong-12921131
aquilino ribeiro
GNR_SEPNA Dia Mundial da Terra
brasao-viseu1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia