Mais 19 habitações permanentes entregues em Tondela

No âmbito do Programa de Apoio à Reconstrução de Habitação Permanente, foram entregues no dia 03 de julho, a chave de habitações de 19 famílias do concelho de Tondela.
Numa cerimónia que decorreu no salão nobre da Câmara Municipal de Tondela, o presidente da Câmara Municipal de Tondela, José António Jesus, destacou que o dia de hoje é marcante por ser “o virar de uma página e o inicio de um novo tempo”.
Depois desta entrega, falta devolver a chave a outras seis famílias, cujo estado de reconstrução das suas habitações encontra-se na reta final e deverão ficar prontas nos próximos dias.
“Estes quase dois anos foram de sofrimento para muitos, mas também para nós, com grande angústia e ansiedade, ansiedade para vermos o dia de hoje chegar”, apontou emocionado.
Ao longo da sua intervenção José António Jesus recordou que, na sequência dos incêndios de outubro de 2017, a Câmara Municipal de Tondela recebeu 242 processos e, depois de uma primeira avaliação, remeteu 174 para apreciação da CCDR-C. Esta entidade aprovou apoios para 121 habitações, sendo 54 reconstruções de raiz e outras 67 de intervenção parcial.
“É indiscutivelmente o concelho que está no topo daqueles que maior calamidade viveram. Ninguém sabe o quanto este processo foi difícil e tudo o que se fez foi serviço público, para recuperar de uma tragédia como não havia memória”, evidenciou.
O presidente da Câmara de Tondela reconheceu que ao longo deste período “muita coisa ficou para trás”, no entanto, esta “tinha de ser a prioridade”.
O momento serviu ainda para deixar um agradecimento muito sentido a todos os que contribuíram para o dia de hoje, nomeadamente os colaboradores do Município de Tondela e da CCDR-C, as empresas envolvidas nesta operação e em especial à professora Ana Abrunhosa.
“Podemos ter pessoas muito devotadas à causa pública, mas além desse sentido de missão, tem a particularidade de ter um empenho pessoal, um sentimento de compromisso e de solidariedade que jamais esquecerei”, referiu.
Já a presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa, também ela visivelmente emocionada, considerou que no meio da desgraça, os habitantes do concelho de Tondela tiveram a sorte de ter um presidente de Câmara e um executivo que pôs mãos ao trabalho.
“Não teríamos chegado aqui hoje sem o empenho pessoal do senhor presidente, da sua equipa magnifica e olhem que eu trabalhei com 30 municípios neste processo. Posso vos dar o testemunho que fez um trabalho extraordinário e não teve outra missão até ao dia de hoje. Acompanhei o seu ritmo e o seu exemplo”, concluiu.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Académico_de_Viseu
Académico de Viseu regressa aos triunfos e agrava série negativa do Torreense
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
4
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada

Artigos relacionados

São João da Pesqueira
pexels-sachinmamtora-15099463
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
São João da Pesqueira
São João da Pesqueira com melhor grau de execução da receita desde 2010
pexels-sachinmamtora-15099463
Ex-mineiros da Urgeiriça exigem “conclusão célere” de descontaminação de habitações
pexels-suvan-chowdhury-37305-144429
Ariana Neves inicia programação até agosto na Casa da Cultura de Santa Comba Dão
OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Município de Tondela com resultado líquido negativo de 2,3 ME em 2023