Descobrir a serra da Estrela e as Aldeias de Montanha

CISE promove percursos pedestres no período da Páscoa

Os itinerários propostos são de pequena rota, realizam-se às quartas-feiras, às 09h, e procuram dar a conhecer a riqueza natural e cultural das Aldeias de Montanha e da serra da Estrela.

Aproveitando o período da Páscoa e a afluência de turistas à região, o Centro de Interpretação da Serra da Estrela (CISE) promove dois percursos pedestres dirigidos a todos os amantes do pedestrianismo, utilizando a rede de Caminhos de Montanha das Aldeias de Montanha que, recorde-se, é composta por 14 rotas com mais de 100 km de extensão.

A primeira sugestão recai sobre a rota das Canadas e realiza-se no dia 10 de abril na cabeceira do vale de Alvoco da Serra. Classificada com um grau de dificuldade baixo, a rota tem uma extensão de cerca de 6 km e desenvolve-se a montante de Alvoco da Serra, entre matos e afloramentos graníticos enquadrados pelos cimos da Torre. Neste anfiteatro natural, atravessado por uma rede densa de canadas, confluem diversas ribeiras, que contribuem para a fertilidade dos campos agrícolas da aldeia.

No dia 17 de abril, o CISE dá a conhecer a rota de loriga, especificamente o troço entre Loriga e a aldeia de Cabeça. O percurso pedestre está classificada com um grau de dificuldade difícil e percorre um vale extenso, alojado no flanco sul da serra da Estrela, num total de 7,2km. No trajeto, o engenho e a tenacidade das gentes que aqui vivem revela-se nas vastas áreas de campos armados em socalcos e nos poços de broca, um dos aspetos mais peculiares da paisagem serrana.

Os interessados em participar podem fazer a inscrição on-line (em www.cise.pt), ou contactando diretamente o CISE pelo telefone 238 320 300 ou através do correio eletrónico cise@cise.pt. A participação na atividade está limitada a 13 participantes, realizando-se com um mínimo de 6, e tem um custo associado de 10€ (inclui transporte e seguro).

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
2
Viseu
Centro histórico de Viseu sem carros ao fim de semana até setembro
3
urgências médico hospital
Hospital de Viseu com central de esterilização informatizada
4
Viseu
Antigo terreno da estação de comboios de Viseu em hasta por 4,2 ME

Artigos relacionados

FernandoRuas
pexels-ketut-subiyanto-4963437
pexels-pixabay-47730
CINFAES
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
FernandoRuas
Edifício do Serviço de Luta Anti-tuberculosa de Viseu poderá acolher serviços de saúde
pexels-ketut-subiyanto-4963437
CCDR Norte assina contratos de desenvolvimento de 1,4 mil ME com oito regiões
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal