Portugal atinge meta da OMS, com cerca de 76% das pessoas com 65 ou mais anos, vacinadas contra a gripe

Os dados do relatório final do Vacinómetro® 2019/2020 são surpreendentes, tendo sido alcançada a meta de 75% de taxa de vacinação proposta pela Organização Mundial de Saúde, em Portugal. As principais conclusões deste estudo que monitoriza através de questionários, a vacinação em território nacional, revelam que ter-se-ão vacinado contra a gripe sazonal, nesta última época:

  • cerca de 76% dos indivíduos com 65 ou mais anos de idade;
  • cerca de 72% dos indivíduos portadores de doença crónica;
  • cerca de 58,9% dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes;
  • cerca de 43,2% da população com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos

“No espaço de 5 anos, alcançámos o objetivo da União Europeia de atingir uma taxa de cobertura vacinal de 75% nos 65 ou mais anos. Este marco na cobertura vacinal, em Portugal, só foi possível em resultado da persistência e resiliência de todas as partes envolvidas: Direção-Geral de Saúde, peritos, prescritores, doentes e produtores de vacinas. Numa altura em que vivemos uma nova ameaça pandémica por um outro vírus respiratório, este dado tem ainda mais impacto. É mais um fator positivo para o diagnóstico diferencial nos doentes com queixas de infeção respiratória, sobretudo na população de risco com idade superior a 65 anos. E esta vantagem é mais um contributo para o futuro da vacinação contra a gripe.” Afirma Filipe Froes, pneumologista e membro da Sociedade Portuguesa de Pneumologia e do Gabinete de Crise da Ordem dos Médicos para o novo coronavírus.

Os resultados do Vacinómetro indicam que a região norte foi a que apresentou maior taxa de vacinação, com 64,5% de indivíduos vacinados, sendo o Algarve a zona do país com menor população vacinada, 49,5%.

É de destacar também nesta época gripal, a obtenção pela primeira vez, de dados relativos à vacinação de mulheres grávidas, grupo prioritário para o qual a vacinação é fortemente recomendada. Estes apontam para a vacinação de:

  • cerca de 23,5% das grávidas;
  • a vacinação foi feita maioritariamente por indicação do médico, sendo que as que não se vacinaram, foi principalmente porque o médico não indicou;

Face à última vaga de vacinação da época gripal de 2018/2019, verifica-se um aumento significativo na percentagem de vacinados com 65 ou mais anos (de 65,9% para 76%). Houve também um grande aumento de adesão da parte dos portadores de doenças crónicas (de 55,8% para 72%), seguindo-se dos indivíduos com idades entre os 60 e os 64 anos (aumentaram de 37,3% para 43,2%) e dos profissionais de saúde em contacto direto com doentes (de 52% para 58,9%). Do total de portugueses inquiridos que foram vacinados, excluindo profissionais de saúde em contacto direto com o doente (em que 100% adquirem a vacina gratuitamente no local de trabalho), 23,6% adquiriu a vacina na farmácia, sendo que destes, cerca de 85,1% vacinaram-se na farmácia.

Do total do grupo de indivíduos vacinados, os motivos que levaram à vacinação foram:

  • 61,8% por recomendação do médico;
  • 24,6% no contexto de uma iniciativa laboral;
  • 11,9% por iniciativa própria, para estar protegido;
  • 0,6% porque sabem que fazem parte de um grupo de risco para a gripe;

De acordo com a Norma nº 006/2019* da DGS, a vacinação contra a gripe é fortemente recomendada para os seguintes grupos prioritários:

  • Pessoas com idade igual ou superior a 65 anos;
  • Pessoas entre os 60 e os 64 anos;
  • Doentes crónicos e imunodeprimidos, com 6 ou mais meses de idade;
  • Grávidas, para proteção de evolução grave da gripe durante a gravidez e para proteção dos filhos durante os primeiros meses de vida
  • Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados;
  • Pessoas incluídas em contextos definidos pela DGS: ex. doentes com determinadas patologias crónicas ou condições** como Diabetes, Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, pessoas em tratamento com quimioterapia.

Mais uma vez, recordamos as recomendações da Direção-Geral da Saúde que apelam à vacinação. De acordo com estas diretrizes, a vacina pode ser administrada durante todo o outono/inverno, de preferência até ao fim do ano civil.

Na época 2019/2020 estiveram disponíveis em Portugal, no SNS e nas farmácias comunitárias, duas vacinas quadrivalentes, sendo as indicações das mesmas diferentes em relação à idade para vacinação.

*Referências: DGS – Norma nº 006/2019 de 07/10/2019 atualizada a 14/10/2019

** Com declaração médica referindo a sua inclusão num destes grupos de risco

Sobre o Vacinómetro:

Iniciativa promovida pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e pela Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), com o apoio da Sanofi Pasteur.

Lançado em 2009, o Vacinómetro® permite monitorizar em tempo real, a taxa de cobertura da vacinação contra a gripe em grupos prioritários recomendados pela Direção-Geral da Saúde (DGS).

Inquérito a cargo da empresa Spirituc, Investigação Aplicada

Objetivo – Monitorizar a cobertura vacinal contra o vírus da gripe na época gripal de 2019/2020, junto de quatro grupos de indivíduos pertencentes ao grupo recomendado e a grupos de vacinação prioritária, indicados pela DGS: (grupo 1) indivíduos com idades compreendidas entre os 60 e os 64 anos; (grupo 2) indivíduos com 65 ou mais anos; (grupo 3) indivíduos portadores de doenças crónicas; (grupo 4) profissionais de saúde em contacto com doentes (ou seja, indivíduos trabalhadores em instituições de saúde).

Metodologia – Questionários de aplicação telefónica, através do sistema CATI.

Universo – População portuguesa residente em território continental e Ilhas, com idade compreendida entre os 60 e os 64 anos, ou com idade igual ou superior a 65 anos, ou portadora de doenças crónicas, ou trabalhadora em instituições de saúde, de ambos os géneros e telefone fixo ou móvel.

Amostra Informação: À amostra em causa está associada: Uma margem de erro de ±1,8% para um IC de 95% no total da amostra (n=2851); Uma margem de erro de ± 3,1% para um IC de 95% dentro do Target 60-64 anos (n=980); Uma margem de erro de ± 3,7% para um IC de 95% dentro do Target Profissionais de Saúde em Contacto com Doentes (n=705); Uma margem de erro de ±3,4% para um IC de 95% dentro do Target Doentes Crónicos (n=813); Uma margem de erro de ±2,9% para um IC de 95% dentro do Target 65 ou mais anos (n=1162).

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
3
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
4
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela

Artigos relacionados

IMG_0003
bombeiros
FernandoRuas
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela