Patrícia Portela substitui Paula Garcia na direção do Teatro Viriato, de Viseu

A artista e escritora Patrícia Portela, que vive entre Portugal e Bélgica, vai substituir Paula Garcia na direção artística do Teatro Viriato, anunciou hoje o Centro de Artes do Espetáculo de Viseu (CAEV).

Segundo o CAEV, que é a entidade responsável pela gestão e programação do Teatro Viriato, Patrícia Portela irá fixar-se em Viseu a partir de 01 de março, sucedendo a Paula Garcia, “que deixa o seu lugar para abraçar um novo desafio profissional”.

“Profunda conhecedora do Teatro Viriato e uma das artistas que tem marcado presença assídua na sua programação, Patrícia Portela é reconhecida nacional e internacionalmente pela singularidade da sua obra, tendo recebido por ela vários prémios”, sublinha.

A nova diretora do Teatro Viriato criou espetáculos como “Flatland, Wasteband”, “Por Amor” e “Parasomnia” e é autora de várias obras literárias, como “A Coleção Privada de Acácio Nobre”. O seu trabalho tem circulado pelo mundo, “estabelecendo relações com várias instituições culturais internacionais”, acrescenta o teatro.

Enquanto autora do projeto artístico em vigência (financiado pela Direção Geral das Artes e pela Câmara de Viseu), Paula Garcia manter-se-á como presidente da direção do CAEV.

No final de 2016, Paula Garcia – que exercia as funções de diretora adjunta desde 2007 – foi anunciada como nova diretora do Teatro Viriato, sucedendo ao bailarino e coreógrafo Paulo Ribeiro.

O CAEV agradece “a dedicação, empenho e profissionalismo sempre manifestados por Paula Garcia, desde 1999, com particular distinção desde que assumiu a direção do Teatro Viriato, contribuindo, inequivocamente, para o reconhecimento desta instituição cultural no panorama nacional e internacional”.

Nascida em 1974, Patrícia Portela tem licenciatura em Realização Plástica do Espetáculo na Escola Superior de Teatro e Cinema (Lisboa), mestrado em Cenografia e Dramaturgia do Espaço pela Universidade de Utrecht e pela Central Saint Martins – University of the Arts de Londres e uma pós-graduação em Teatralidade e Performatividade pelo Arts Performance and Theatricality de Antuérpia.

Patrícia Portela fez também um estágio em Som, Edição e Documentário na European Film College of Cinema em Ebeltoft (Dinamarca), um mestrado em Filosofia pela Universidade de Leuven e encontra-se a concluir o doutoramento em Artes e Multimédia pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa.

É autora de vários romances e novelas, como “Para Cima e não para Norte” (2008), “Banquete” (2012) e “Dias úteis” (2017) e colunista do Jornal de Letras Artes e Ideias.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
image001 (8)
Fábrica de esfregões Favir em leilão público por mais de 1,1ME
2
Viseu
Aeroporto: Viseu aceita interesse nacional acima do regional e luta por ferrovia
3
IMG_0003
Câmara de Mangualde vai requalificar Parque Urbano Ana de Castro Osório
4
bombeiros
Incêndios: Viseu Dão Lafões com mais operacionais e mais um meio aéreo este ano

Artigos relacionados

Aristides de Sousa Mendes
espetáculo teatro
pexels-jean-balzan-210755-682082
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
image001 (8)
Fábrica de esfregões Favir em leilão público por mais de 1,1ME
Aristides de Sousa Mendes
Pintores recriam rota de refugiados de Aristides de Sousa Mendes
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
pexels-jean-balzan-210755-682082
Emissora das Beiras comprada por grupo de comunicação social