CIM de Coimbra pede reunião com urgência ao Governo para reposição da circulação no IP3

A Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra pediu ontem uma reunião com “caráter de urgência” ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, face à demora no restabelecimento da circulação do IP3.

Num comunicado enviado à agência Lusa, a CIM da Região de Coimbra mostrou-se “preocupada com a demora no restabelecimento da circulação do Itinerário Principal (IP) 3, que está cortada no sentido Coimbra-Viseu, em Penacova, devido ao deslizamento do talude, resultado do mau tempo ocorrido há três semanas”.

Nesse sentido, a Comunidade Intermunicipal pediu “uma reunião com caráter de urgência ao ministro das Infraestruturas e da Habitação, Pedro Nuno Santos”.

No comunicado, a CIM da Região de Coimbra recordou ainda que, além do desabamento ocorrido há três semanas, está a decorrer uma empreitada “na principal estrada de ligação entre Coimbra e Viseu”, que começou no verão de 2019.

“Para a realização dos trabalhos previstos na empreitada, houve necessidade de implementar condicionamentos de tráfego, com supressão de vias, mantendo-se, nesta fase, o tráfego em circulação em uma via em cada sentido”, lembrou.

Também ontem, a CIM de Viseu Dão Lafões exigiu o restabelecimento urgente da circulação no IP3.

“Reclama-se, com absoluto caráter de urgência, o restabelecimento da circulação integral no IP3, mobilizando-se, para o efeito, todos os meios necessários para que isso ocorra de imediato”, disse hoje o presidente da CIM, Rogério Abrantes, em conferência de imprensa.

Rogério Abrantes frisou que o deslizamento do talude no IP3 – que não foi consequência das obras de requalificação em curso, mas sim do mau tempo – interrompeu “a circulação desta via estrutural, insubstituível, numa primeira fase com o corte total da via e, desde há duas semanas, com o corte da circulação no sentido Souselas-Penacova”.

Para os autarcas dos 14 concelhos que integram a CIM Viseu Dão Lafões, é inadmissível que não se conheça “o calendário existente para o restabelecimento, integral, da circulação rodoviária”.

O responsável da CIM disse ainda que as últimas intempéries “vieram colocar a descoberto um conjunto de problemas existentes em diversas infraestruturas que se encontram sob a tutela do Governo”, de que são exemplo as estradas nacionais 2 e 228.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
espetáculo teatro
Festival de Teatro Jovem e Amador de Viseu arranca na sexta-feira
2
Académico_de_Viseu
União de Leiria vence Académico de Viseu no fecho da 33.ª jornada da II Liga
3
tribunal
Presidente do grupo Lusiaves absolvido do crime de branqueamento de capitais
4
GNR-carro
Um de três detidos em prisão preventiva por tráfico de droga em Viseu

Artigos relacionados

Viseu Sé
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
polícia psp
Museu Terras de Besteiros 1
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Viseu Sé
Diocese de Viseu com menos 34 padres no ativo do que em 2015
2024-05-19 CerimoniaDoacao_Conferencia_HumbertoDelgado_imagem
ENTREVISTA: Fotografias da campanha de Humberto Delgado escondidas durante 50 anos descobertas em Lamego
polícia psp
Cinco pessoas detidas por suspeita de tráfico de droga na região de Viseu
Museu Terras de Besteiros 1
Museu Terras de Besteiros cria roteiros para alunos do segundo ciclo em Tondela