4.ª Edição do “Elos – Festival Literário 2019” termina com mais de 3000 participantes

1574

Terminou, este sábado a 4.ª Edição do “Elos – Festival Literário de Nelas 2019”, com a realização de um atelier de Reciclagem de Papel e construção de livro por Lia Alvadia e participação do Teatro Habitus e da ContraCanto, Associação Cultural, no Mercado Municipal. À noite, o Auditório Maria José Cunha, na FLL, encheu, com uma plateia atenta e entusiasta, para Descobrir Camilo. A sessão iniciou com as boas-vindas de Rui Fonte, coordenador da Biblioteca da FLL, seguido de umas breves palavras do Dr. Carlos Torres, Presidente da Administração da FLL, e do Dr. Borges da Silva, Presidente da Câmara Municipal de Nelas, que encerrava, assim, o “ELOS – Festival de Literário”, ao mesmo tempo que dava o mote para o espetáculo: “Descobrir Camilo”, dos Vítor Blue. Música e poesia, no seu estado puro, legítimo, belo. A terminar, as sábias palavras do Prof. Doutor Carlos Mota Cardoso, um Camiliano de excelência.

Ao longo da semana, foram muito diversas as atividades deste Festival Literário, que abrangeram mais de 3000 participantes, desde bebés, seniores, comunidade escolar (alunos, professores, pessoal não docente, pais, entre outros) e munícipes em geral. Tivemos uma feira do livro, no mercado municipal, oficinas de escrita criativa, teatro culinário e um espetáculo para bebés, sem esquecer o Concurso de Leitura em Voz Alta e a entrega de prémios do Leitura a Par, leituras em família, onde demos destaque a Maria Cecília Correia. Também a actividade física teve lugar neste Festival por intermédio da Caminhada “Nos trilhos da leitura: ao encontro de Sophia de Mello Breyner”. As comemorações dos 100 anos de Sophia de Mello Breyner também serviram de mote para o espetáculo apresentado no “Mercado Municipal” por alunos do 1.º CEB “Desafios de Sophia”.

O “comboio literário” voltou a fazer as delícias dos passageiros da CP, que puderam ouvir poemas declamados por alunos do Concelho ao longo da viagem.

Promoveram-se encontros com os autores, David Machado, Dennis Xavier, Sofia Moura, Dulce M.ª Cardoso, José Maria Pimentel, Rita Canas Mendes, Jorge Branquinho, Carina Almeida, Maria José Mouraz e Teresa Fonseca. Realizou-se mais um “Sair da Gaveta”, encontro de autores concelhio na Fundação Lapa do Lobo.

Também os leitores do Fraque andaram por “aí” a “cobrar” leituras.