Com a entrega no dia de ontem das ligações à internet que ainda estavam em falta no apoio concedido por parte da Câmara de Nelas aos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim, todos os alunos do ensino público e do ensino particular, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário, têm à sua disposição um computador ligado à internet, dispondo assim da possibilidade de acompanhar o ensino à distância.
Estão nesta situação 866 alunos do Agrupamento de Escolas de Nelas, 500 alunos do Agrupamento de Escolas de Canas de Senhorim e ainda 22 alunos do 1.º Ciclo do Jardim Escola “João de Deus”, num total, pois, de 1388 alunos.
Além destes níveis de ensino, os Agrupamentos de Escolas, bem como as instituições de ensino particular têm também garantido mecanismos de ensino digital aos seus alunos do ensino pré-escolar (176 alunos no ensino público e 267 do ensino particular).
Esta cobertura integral em termos digitais no Município de Nelas ficou a dever-se, naturalmente, ao esforço das famílias e da organização das Direções dos Agrupamentos de Escolas, mas também ao apoio da Câmara Municipal que disponibilizou os 160 computadores e as 75 ligações à internet pelo período de 3 meses que lhes foram solicitados pelos Agrupamentos de Escola, necessários para a cobertura integral.
Nesta operação, a Câmara Municipal despendeu mais de 85.000 €, contando com o apoio de empresas locais, onde adquiriu todos os equipamentos disponibilizados.
100% de cobertura de ensino digital é, sem dúvida, um dos momentos mais altos no setor da educação vivido no Concelho de Nelas e que não pode deixar de constituir uma homenagem e um estímulo a alunos, professores e auxiliares das escolas, por um lado, e aos munícipes e às suas famílias, por outro, que vêem os seus filhos numa situação inigualável na região e até no país em termos de cobertura digital.
Para a Câmara Municipal, esta ação concreta enche de orgulho em particular o Executivo e o Presidente da Câmara, orgulho e gratidão que este fez questão em transmitir ao Presidentes das Direções dos Agrupamentos de Escolas de Nelas e de Canas de Senhorim, pela parceria estabelecida na concretização de um dos princípios fundamentais da vida democrática que é o princípio da igualdade de oportunidades.O Presidente da Câmara, o atual executivo municipal e a Direção do Centro Paroquial de Vilar Seco desde sempre acarinharam este projeto de expandir o Centro de Dia para Estrutura Residencial para idosos.
A construção desta infraestrutura social será realizada no terreno contíguo ao edifício atualmente existente.
Esta infraestrutura social, para além de constituir uma nova resposta do Lar, melhorará muito a oferta de Centro de Dia e Apoio Domiciliário e será incluída na rede pública apoiada pela Segurança Social, garantindo acesso a qualquer utente qualquer que seja a sua condição económica ou social, sendo essencial para melhoria da rede social concelhia no fortalecimento do apoio aos idosos e suas famílias. |