Vitória histórica do Partido Socialista em Viseu

5286

Pela primeira vez o PS ganha umas eleições no Concelho

 

O Partido Socialista (PS) ganhou expressivamente as Eleições Europeias 2019. Uma vitória que é também do partidos progressistas e democratas da Europa. Uma vitória para o futuro do Projeto Europeu, a revitalização dos seus valores humanistas e de solidariedade, com integração e inclusão social e territorial, enfrentando a crise demográfica, as desigualdade e as Alterações Climáticas, através de políticas e soluções concretas.

Esta foi uma derrota clara da direita do PSD e do CDS, em contraponto à vitória das forças partidárias que apoiam parlamentarmente o Governo. É inegável, este resultado é um voto de confiança dos portugueses para dar força ao mandato do PS à frente do País. Um Governo que, no quadro europeu, construiu exemplarmente uma alternativa política que combinou a criação de emprego, o aumento de rendimentos e um crescimento económico acima da média europeia, sempre com responsabilidade orçamental.

Esta foi igualmente uma grande vitória do PS no distrito de Viseu, para o que muito tem contribuído a ação política de proximidade por parte da Federação do PS em todo o seu território.

No concelho de Viseu o PS alcança um vitória histórica, ganhando pela primeira vez umas eleições no Concelho. O PS nunca tinha ganho eleições no concelho de Viseu, mesmo nas suas Maiorias Absolutas em eleições legislativas.

Para, finalmente, ultrapassar o PSD, face aos números nacionais em Viseu percentualmente o PS cresceu muito mais significativamente, obtendo 8 884 votos e 29,4%, contra 28,6% do PSD.

Ao nível das freguesias, também pela primeira vez, “o mapa do concelho de Viseu é Rosa”. O PS ganhou em 13 – contra 12 do PSD – das 25 freguesias do Concelho, obtendo inclusive uma vitória muito simbólica na freguesia de Viseu.

Para este triunfo ímpar no concelho de Viseu certamente muito terá contribuído a atividade das estruturas partidárias e o trabalho proeminente que está a ser realizado pelos vereadores do PS na Câmara Municipal de Viseu e por todos os eleitos locais do PS no Concelho de Viseu .

Lúcia Araújo Silva

( Presidente da Concelhia do PS Viseu)