Treinadores também têm culpa!

5ce2cab3-ab58-412d-a4ad-264839060753Numa altura decisiva dos campeonatos jovens – realização das fases finais, a intervenção do treinador toma uma maior amplitude com a necessidade de ter de saber gerir expetativas e frustrações criadas ao longo da época.
Nos últimos tempos tem-se assistido a um aumento de bibliografia sobre o comportamento dos pais na atividade desportiva dos filhos. A verdade é que os pais são um dos agentes envolvidos no processo de formação. Mas não são os únicos. Escusado será dizer que o que a criança/jovem aprende do comportamento ético no clube deve primeiro ser praticado. Nisto os treinadores têm uma grande responsabilidade. Através do seu comportamento podem fazer com que se lembrem deles toda a vida.
Ainda são muitos os casos, pouco noticiados, em que quem deve ser o bom exemplo de comportamento social e desportivo é quem prevarica e influencia negativamente a formação dos atletas e incentiva a um comportamento reprovável por parte dos pais e adeptos. Continua-se a saber e a ver estes agentes desportivos a serem atores – péssimos, de atos de violência, vaidade ou falta de ética.
Os clubes não são exigentes na escolha dos seus treinadores. Os perfis destes não são importantes quando o deviam ser. Não chega ter formações técnicas e académica para ser-se formador. Até quando se vão permitir desvios de comportamentos éticos e desportivos em troca de uma vitória efémera e, quase sempre, considerada pessoal?!
É que o treinador é um professor/formador dos jovens praticantes, desempenha um papel fundamental na transmissão de valores éticos a todos os que com eles se relacionam, sendo esta responsabilidade partilhada com os clubes.
As atitudes comportamentais nos jogos, o aliciamento a atletas, as relações treinador-atleta, treinador-pais, treinador-adversários, treinador-árbitros têm de ser sujeitos a um escrutínio por parte de quem contrata. Constata-se haver treinadores que são os promotores de conflitos em vez de assumirem a responsabilidade na transmissão e fortalecimento de valores éticos. Mas a “Lei do Retorno”, que diz que tudo aquilo que vai, também volta…. um dia cai-lhes em cima. Serve para todos: clubes, treinadores, pais…!
O treinador tem na competição uma ferramenta educativa e, pode sempre optar por promover a socialização, o desenvolvimento de novas amizades e o seu fortalecimento, reforçando estilos de vida saudáveis e estimulando a participação comunitária e a coesão social, ou… pelo contrário, pode promover a violência, a manipulação, a batota, o ganhar a qualquer custo para o seu próprio ego.
Quando agimos no interesse comum o nosso comportamento em relação ao clube e atletas é automaticamente positivo. Quando agimos no nosso interesse pessoal não estamos a formar ninguém. Estamos a envaidecer-nos.

vítor santos

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia