Uma grande penalidade no último minuto deu hoje a vitória ao Tondela, por 2-1, na receção ao Leixões, em jogo da oitava jornada da II Liga de futebol em que os tondelenses estiveram a perder até à compensação.
Ricardo Valente inaugurou o marcador aos 26 minutos e, na segunda parte, mais concretamente nos minutos de compensação, o Tondela deu a volta ao resultado, com Miro (90+7) a empatar e Roberto (90+14) a converter a grande penalidade decisiva.
O Tondela entrou a pressionar e dominou os primeiros 20 minutos de jogo com três remates à baliza, um deles perigoso, com Pedro Maranhão (11) a rematar rasteiro e forte rente ao poste esquerdo.
O Leixões reposicionou-se em campo e equilibrou o desafio, e depois de uma aproximação perigosa junto da baliza do Tondela, no minuto seguinte, Ricardo Valente (26) acabou por inaugurar o marcador com um ‘tiro’ para o fundo das malhas.
A segunda parte ficou marcada por quebras na velocidade, tendo em conta as paragens constantes provocadas pelas várias faltas que levaram os atletas ao chão.
Nos últimos 10 minutos regulamentares, o Tondela voltou a destacar-se pela pressão exercida no meio-campo do Leixões. Entre os remates realizados, destacou-se o de Cícero (85), que bateu na barra.
Nos 15 minutos de compensação dados pelo árbitro Anzhony Rodrigues, o Tondela deu a volta ao resultado: Miro empatou o encontro, antes de Roberto consumar a reviravolta, de castigo máximo, no derradeiro lance do encontro.
Com esta vitória, o Tondela soma 16 pontos e sobe para o segundo lugar, em igualdade com o Benfica B, terceiro, que tem menos um jogo, enquanto o Leixões segue na quarta posição da II Liga, com 12.