Seguro de vida associado ao crédito habitação – O que devo ter presente?

2396

Contratar um seguro de vida é condição essencial para a concessão de um crédito habitação.

Tal premissa é uma segurança para o tomador do seguro, pois é uma garantia de que o empréstimo será pago em caso de morte ou invalidez, de acordo com as condições contratuais subscritas, e que o património da família não será afetado, bem como, para o banco.

No processo de negociação de um crédito à habitação é normal que o banco proponha um seguro de vida, com a seguradora do seu grupo. Contudo, há a possibilidade de escolha de outras seguradoras. No entanto, também no decorrer do crédito habitação há possibilidade de mudar de companhia do seguro de vida.

Deixamos algumas dicas importantes:

– Compare o custo de spread e o prémio de seguro, pois alguns bancos fazem depender a bonificação do spread, com subscrição de seguro do mesmo grupo. A perda da bonificação do spread pode ser compensada por um seguro mais barato. Faça os cálculos.

– O valor do prémio do seguro de vida aumenta ao longo dos anos. Na verdade, apesar do capital em dívida baixar, o prémio tende a aumentar, dado o aumento do risco do tomador do seguro. A competitividade do primeiro ano pode perder-se nos anos seguintes, pelo que, aquando da comparação entre seguros, não se foque apenas no primeiro ano.

– Verifique as diferentes coberturas, a abrangência de cada uma, não descurando das exclusões.

– Se estiver vinculado junto de uma instituição, não se esqueça de reler o que assinou e contratou anteriormente, evitando consequências desagradáveis.

– Não subscreva nada por impulso, leia sempre toda a documentação, seja crítico e perspicaz.

Em caso de dúvidas ou conflito não hesite em contatar-nos!

DECO Centro

Conte com o nosso apoio: contactos telefónicos: 239 841 004 ou email: deco.centro@deco.pt. É também possível agendar atendimento via skype. Siga-nos nas páginas de Facebook, Twitter, Instagram e Linkedin.