A Câmara de Mortágua anunciou hoje que decidiu reativar captações subterrâneas para regar espaços verdes públicos, devido à seca e ao impacto que esta está a ter nas fontes de abastecimento de água à população.
“Numa situação de escassez de água como a que estamos a viver, temos de salvaguardar a água para consumo humano e gerir com parcimónia este recurso que é vital para a nossa vida diária e para a economia”, justificou o presidente da Câmara de Mortágua, Ricardo Pardal.
Com a reativação das captações subterrâneas (poços) existentes para a rega dos espaços verdes públicos, a autarquia deixa de recorrer a água tratada.
Segundo a autarquia, “estas captações estavam inativas por se ter deixado de fazer a sua manutenção” e agora foi decidido colocá-las novamente em funcionamento, “como sistema alternativo de rega destes espaços, evitando o uso de água de consumo humano”.
“Desta forma, evita-se a utilização de água da rede, com a poupança daí resultante, e mantém-se a boa conservação destes espaços”, acrescentou.
Ricardo Pardal pediu aos munícipes empenho na poupança de água, evitando o seu desperdício ou o seu uso indevido.
O autarca alertou que, de acordo com os especialistas, “as alterações climáticas são um problema sério e a escassez de água será uma realidade cada vez mais frequente”.
“Temos de nos adaptar e reinventar, o que passa por mudanças de comportamentos, estilos de vida, e uma consciencialização desde cedo no sentido da proteção, preservação e valorização deste recurso, que é precioso, mas não ilimitado”, sublinhou.