Realiza-se no próximo dia 17 de fevereiro, em Roriz (Barcelos), o 10º Raid do Facho BTT / Maratona XCM, primeira prova do Campeonato do Minho BTT XCM – Discover Melgaço. A iniciativa também se destina a praticantes desportivos informais que participam em atividades numa perspetiva de lazer, estando previstos percursos de Meia-Maratona, Maratona, Mini-Raid e uma caminhada saudável para os acompanhantes.
Referência no panorama do BTT promovido em Barcelos pela Associação Cultural e Recreativa de Roriz e pela Associação de Ciclismo do Minho, o 10º Raid do Facho – Maratona de BTT será a primeira prova do Campeonato do Minho BTT XCM – Discover Melgaço.
Com um percurso diversificado e transversal às múltiplas preferências dos participantes, a 10ª edição do Raid do Facho BTT decorrerá por freguesias do concelho de Barcelos e englobará um percurso entre os vales do rio Neiva e do rio Cávado, entre as cidades do Galo e dos Arcebispos, onde a História e a Natureza convivem mutuamente.
O Monte do Facho, coroado pelo santuário homónimo, será o centro nevrálgico do evento, fazendo jus à designação que o evento ostenta.
Pelo terceiro ano consecutivo o Raid do Facho é a prova de abertura do Campeonato do Minho BTT XCM – Discover Melgaço, estando prevista a presença de alguns dos melhores especialistas da atualidade que tudo farão para suceder ao anterior vencedor, o vianense David Vaz e assim levar para casa o mítico Troféu do Cruzeiro do Facho.
Para além da vertente competitiva o evento concilia de um modo saudável o lazer e a competição, onde várias centenas de betetistas apenas participam para desfrutar dos belos trilhos da região e passar alguns bons momentos de convívio.
A participação no 10º Raid do Facho BTT / Maratona XCM pode ocorrer nas seguintes vertentes: Maratona XCM (75 kms), Maratona (Não Federados – 60 Kms), Meia Maratona (40 Kms), Passeio BTT (20 Kms) e Aula de Zumba (Prof. Cátia Coelho) e Caminhada (gratuito).
As inscrições de federados devem ser efetuadas no website da Federação Portuguesa de Ciclismo (www.fpciclismo.pt) e dos não federados em www.prozis.com/raidfacho2019.