Número 39 – Entrevista aos fundadores da Rua Fascinante

Dois amigos viseenses, Ismael Sousa e Margarida Ribeiro, criaram o projecto de marketing digital intitulado de “Rua Fascinante”, um gesto de amor comunitário que visa dinamizar o comércio tradicional de Viseu por via de uma abordagem equilibrada na modernidade e no antigo. No flagelo semeado pelo vírus, estes jovens convidam o passado a dialogar com o presente para que as lojas viseenses conheçam o futuro. Cada pergunta desta entrevista é um passo somado na Rua Fascinante, que nos conduzirá ao sonho meritório de quem preza a cultura na qual cresceu.

NOTA: Links do projecto Rua Fascinante e angariação de fundos no final da entrevista.

Existe um parentesco de missão entre o Escriba e a Rua Fascinante. Ambos procuramos divulgar e enaltecer valores enraizados na nossa bela cidade de Viseu. Quando decidiram percorrer a Rua Fascinante?

Somos residentes da zona histórica de Viseu e com o estado de quarentena percebemos que aquilo a que se chama “comércio tradicional” iria sofrer muito com os efeitos negativos desta crise. Passeamos várias vezes pelas ruas da zona histórica e entristeceu-nos ver como algumas lojas pararam no tempo e outras não têm recursos para investir no Marketing Digital. Queremos que a zona histórica tenha vida novamente, que a população de Viseu volte ao comércio de rua, que crie memórias no centro histórico daquela que é a melhor cidade para se viver!

É desse modo que definem a missão do vosso projecto?

A missão do nosso projeto é poder ajudar os comerciantes a chegarem mais além. Se o comércio não morrer, se as lojas forem atrativas e se se souber da sua existência, então as ruas do centro histórico recuperarão alguma vitalidade do passado. Queremos ajudar os comerciantes a dar esse passo e desta forma manter lojas antigas ainda abertas, mostrar que o centro histórico não é só história, mas presente e futuro. A nossa missão é fazer a ponte entre o físico e o digital, trazendo ao antigo as oportunidades dos novos tempos.

De todos os testemunhos recolhidos entre os lojistas, quais foram as impressões predominantes? Aperceberam-se do desânimo daqueles que outrora respiraram vida e jovialidade nas nossas ruas históricas?

Dos diversos testemunhos, aquele que mais predomina é a falta de clientes, a crise e a falta de apoio que por vezes recebem. Há comerciantes que não têm interesse no Marketing Digital porque não conhecem as suas possibilidades, outros que não têm tempo e recursos. Ainda assim, a maioria dos lojistas mostrou interesse no projeto. A realidade do “antes” e do “atual” é discrepante. Antes as pessoas iam para as ruas, hoje a realidade é diferente: vai-se ao shopping ou compra-se online. Mas existem produtos que não estão disponíveis online e que só se encontram no comércio antigo. É este o grande passo que é preciso dar pelos comerciantes: a criação de uma montra digital.

Podemos assumir, então, que as grandes plataformas converteram-se numa guilhotina do romantismo comercial, não é assim?

Não se trata de ser uma guilhotina. Uma pode conciliar a outra. Por exemplo, num shopping não encontramos tecidos, bordados, entre tantas outras coisas. Mas no comércio de rua encontramos. Aquilo que é necessário é exaltar o melhor dos dois mundos. Se eu souber que na zona histórica há um certo produto que me interessa, eu vou lá e acabo por entrar numa ou outra loja. Precisamos de criar essa harmonia, de mostrar que o comércio local é tão bom quanto o comércio em massa.

Concordam que o comércio tradicional e os respectivos produtos constituem um traço identitário regional que deve ser defendido pela comunidade?

Sem dúvida alguma! Existem lojas que estão no mesmo local há gerações, que contam histórias e tradições. Há lojas a nascerem e que querem fazer parte da vida da cidade. É necessário preservar o que há e aceitar o que vem de novo. Temos de criar uma verdadeira comunidade de comerciantes, de eles se conhecerem e conseguidrem ajudar-se mutuamente. É nessa necessidade que nós entramos, podendo oferecer-lhes um serviço que tenha um custo reduzido. Um serviço personalizado, que vá de encontro às suas necessidades. O nosso projeto incide, principalmente, sobre o Marketing Digital e essa é, sem duvida, a melhor ferramenta que lhes podemos oferecer numa era em que o digital assume uma avassaladora importância. É também por isso que apresentámos o nosso projeto à Associação Comercial de Viseu para que nos possam ajudar a nós e aos comerciantes.

Pensam em contactar entidades públicas ou da sociedade civil de modo a esclarecer os mais jovens acerca da importância do nosso comércio tradicional?

Neste momento o nosso maior foco é conseguir o apoio tanto dos comerciantes como de instituições que nos possam ajudar a ir avante com este projeto. É um bebé que começa a dar os primeiros passos. Temos uma campanha de crowdfunding a decorrer para nos ajudar no início e tentar isentar os comerciantes de, por exemplo, o primeiro mês. Há muito a ser feito e muitas necessidades que precisam de ser suprimidas.
Muitos viseenses partilham da opinião de que o centro histórico de Viseu é negligenciado pelos responsáveis da cidade. Corroboram com esse prisma?

Essa é a opinião também de muitos comerciantes. A falta de apoios, a forma como interagem, entre tantos outros factores determinantes na vida comercial de uma cidade. Devemos, assim, investir nas infraestruturas, na manutenção e nos cuidados. É necessário trazer eventos a estas ruas, bem como garantir a segurança. Alguns comerciantes referiram que a falta de segurança faz com que o público não vá ao comércio local. Um caso disso é a Rua Direita, que tem locais mortos pelo temor sentido.

A Rua Direita é um caso flagrante, invadida por um certo bafio de esquecimento. Qual a vossa estratégia de divulgação?

Nós estamos a fazer vários contactos de forma a que o nosso projeto chegue mais longe e ganhe mais força. Contudo, nem todos são receptivos nesse aspeto. Não desesperamos e continuamos a lutar diariamente para que seja possível concretizar este projeto que tem muitas cartas a dar.

Estamos perto do fim. A vossa iniciativa revela amor pela nossa cidade e isso é muito respeitável. Notam algum conservadorismo nos lojistas mais velhos ou estão dispostos a aderir a novos modelos de marketing?

Existe um pouco de tudo: há comerciantes que estão dispostos a aderir, há aqueles que não estão minimamente interessados, mas é a camada mais velha que sempre trabalhou assim e não se sente à vontade de aderir. Por isso é que precisamos de todos os apoios possíveis para chegar também a eles. Pensamos que depois de começarmos será mais fácil eles perceberem aquilo que temos para lhes oferecer e até onde podem chegar!

Que mensagem gostavam de enviar aos viseenses?

Aquilo que mais desejamos de dizer aos viseenses é que vamos continuar a ser a melhor cidade para se viver, que quando esta situação acalmar voltaremos a reencontrar-nos. Que apostem no bom que tem a nossa cidade e a nossa região. Dizer-lhes que apostem também nos mais novos e que somos também ferramentas essenciais para proteger aquilo que temos, que apesar de sermos jovens, preservamos também os hábitos e as tradições da nossa cidade, que queremos caminhar lado a lado com eles: aprender as suas estórias e ajudá-los nas áreas onde nos sentimos à vontade. Que olhem este projeto como uma oportunidade e o abracem com tanto carinho como nós, para que juntos devolvemos vida ao nosso comércio tradicional!

Francisco Paixão

Link do Projecto :https://www.facebook.com/Rua-Fascinante-104413274594540/?epa=SEARCH_BOX

Angariação de Fundos: https://www.gofundme.com/f/nova-imagem-lojas-centro-historico-viseu?sharetype=teams&member=4342616&utm_medium=social&utm_source=instagram&utm_campaign=p_na+share-sheet

Partilhar
Autor
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
2
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
3
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
4
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Fique por dentro das últimas novidades e conteúdo exclusivo.
Procurar
Últimas notícias
pexels-pixabay-47730
Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 – APCVD
Acidente carro
Colisão entre motociclo e veículo ligeiro em Viseu provoca uma vítima mortal
CINFAES
Câmara de Cinfães atribui mais de 100 mil euros em 216 bolsas de estudo
santa comba dão
Autarca de Santa Comba Dão considera que “há outras maneiras” de celebrar democracia