«MEIO SÉCULO» de VIDA do GRUPO DESPORTIVO “OS RIBEIRINHOS”

2414

O Grupo Desportivo “Os Ribeirinhos” foi constituído legalmente a 25 de abril de 1966 e a poucos dias de comemorar «50 ANOS» 1966-2016. O elenco diretivo começou em julho de 2015 a preparar as atividades e graças a uma equipa muito empenhada, elaborou um programa para dez dias, diversificado com desporto e cultura. O programa foi apresentado em reunião previamente agendada, ao Exmo. Senhor Dr. Almeida Henriques – Presidente da C.M.V. estando acompanhado do Vereador do Desporto Dr. Guilherme Almeida, que transmitiram a alguns elementos da Direção presentes toda a abertura e satisfação pelo aniversário que o clube vai comemorar. São cinquenta anos de existência e dedicados ao atletismo, sendo um dos clubes mais antigos da cidade e inscritos na Federação Portuguesa de Atletismo. É um dos clubes fundadores da Associação de Modalidade e (hoje) é uma referência quer a nível local, quer nacional. Com o apoio do Município de Viseu e da Freguesia de Viseu, o clube vai começar as atividades no dia 16 de abril (sábado) com a 1ª edição do VISEU DESAFIO URBANO / Urban Trail (15Km) e uma Caminhada (5Km) que vai envolver todos aqueles que se preocupam com a atividade física. Seguem-se três dias de Sede Aberta (nos dias 17-18-19), e nos dias 20 e 21 a 2ª edição do «Campeonato da SUECA». Para o dia 22 (sexta-feira) vai ser a NOITE MUSICAL, no Auditório da Paróquia de S.José em Santiago, pelas 20:30H, com a presença de Celso Coelho, Rancho Folclórico “As Cabacinhas de Santiago”, A Tuna dos B.V. de Viseu e a Infantuna Cidade de Viseu. No dia 23 (sábado) pelas 14:30H tem início a GALA / Seminário no Auditório do Solar dos Peixotos onde se vai falar de atletismo local e regional. A presença do Presidente da F.P.A. (Jorge Vieira) para abordar o tema atletismo presente e futuro. Seguem-se os prémios Revelação, Reconhecimentos, Sócios Honorários, Imprensa, Agradecimentos e «Prémio GDR» (a mais alta distinção do clube). Segue-se a 3ª parte que será dedicada à apresentação do Livro «50 ANOS do Grupo Desportivo “Os Ribeirinhos” por Guilherme Almeida e escrito por
Olímpio Coelho. No domingo (dia 24) é a realização da 4ª edição da Estafeta de Convívio FARMINHÃO – VISEU (para atletas do clube) e no dia 25 (segunda-feira) será o encerramento com o Jantar de Aniversário «50 ANOS» 50 PESSOAS.
Ao longo destes «50 ANOS» o clube foi estabelecendo pequenas parcerias com várias empresas, que “ajudaram” a que o clube se mantenha ativo, não esquecendo o quanto tem sido importante para a sobrevivência a assinatura de Contratos Programa de apoios, quer com a Câmara Municipal de Viseu, quer com a Freguesia de Viseu.
Olímpio Coelho