LPCC está a recrutar voluntários, em parceria com ULS da Guarda, para apoio domiciliário a pessoas com doença avançada

7979

O projeto visa recrutar voluntários para projeto de apoio domiciliário a pessoas com doença avançada. Os voluntários podem ser residentes na Guarda ou noutros concelhos da região, e vir também a participar em projetos de sensibilização para a prevenção do cancro e ações junto da comunidade

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) está a recrutar voluntários no âmbito do projeto de apoio domiciliário a pessoas com doença avançada, em colaboração com a Equipa de Apoio Psicossocial da ULS da Guarda, integrada no programa “Humaniza” da Fundação “la Caixa”.

O projeto visa dar apoio a doentes oncológicos em situação de doença avançada e a receber cuidados paliativos nos seus domicílios, em atividades como: fazer companhia, ocupação de tempos livres, alívio do cuidador, ajuda em pequenas tarefas do dia-a-dia e no exterior, apoio emocional, entre outros.

As candidaturas encontram-se disponíveis até 12 de março e podem ser feitas online, através do link: www.ligacontracancro.pt/maisproxima/

Procuram-se candidatos(as) residentes na Guarda ou noutros concelhos da região, com vontade de abraçar um projeto de proximidade ao doente oncológico e cuidadores, nomeadamente, em cuidados paliativos, esperando-se que tenham sensibilidade e empatia pelo outro, responsabilidade, ética, e competências de comunicação e de escuta ativa. Valorizam-se os candidatos com experiência (pessoal ou profissional) na área da saúde, e gosto pelo trabalho em equipa e com disponibilidade para o desempenho de atividades em horário laboral. Contudo, a candidatura (sujeita a avaliação) está aberta a todos(as) que pretendam ajudar, com sentido de missão e de compromisso,

Os(As) voluntários(as) que integrarem este programa de voluntariado terão também a oportunidade de participarem na organização de projetos de sensibilização para a prevenção do cancro da LPCC.NRC, bem como na dinamização de ações junto da comunidade.

Todos os voluntários selecionados irão participar num curso de formação da responsabilidade da LPCC e da ULS da Guarda, com o objetivo de contribuir para um processo conjunto e evolutivo de aprendizagem e conhecimento. Os voluntários(as) terão, ainda, total acompanhamento por uma equipa experiente na área do voluntariado, oncologia e cuidados paliativos.

São muitas e diferentes as histórias de vida que voluntários(as) trazem e que partilham entre si. Mas a realização pessoal pela prática de atividades de elevado valor e reconhecimento social é certamente um resultado desta participação e envolvimento. Ao voluntário(a), a LPCC.NRC possibilitará ainda a participação em Encontros Anuais de Voluntariado e outros eventos formativos organizados pelo LPCC.NRC.

Para informação adicional, contactar: 

Magda Teixeira | comunicacao.nrc@ligacontracancro.pt I239 487 490 / 910 001 197