João Sousa cumpriu objetivos na Rampa Porca de Murça

1466

Apostado em ganhar experiência ao volante do SEAT León Mk2, João Sousa regressou ao Campeonato Nacional de Montanha e saiu satisfeito da tradicional Rampa Porca de Murça. Problema mecânico no sábado condicionou evolução ao longo do fim-de-semana.

Depois de ter disputado as rondas de Portimão e Vila Real do Campeonato Nacional de Velocidade de Turismos, João Sousa sentiu necessidade de acumular quilómetros em competição ao volante do SEAT León, encontrando na Rampa Porca de Murça a oportunidade ideal para disputar um evento com forte tradição na sua região-natal. O piloto de Vila Real só por uma vez tinha disputado uma prova de Montanha, a Rampa da Penha de 2012, mas o principal problema encontrado em Murça foi uma anomalia eletrónica que afetou o SEAT durante todo o dia de sábado.

Apenas durante a noite de sábado para domingo foi possível resolver o problema em definitivo, com João Sousa a mostrar depois uma rápida evolução nas restantes subidas oficiais, conseguindo o tempo de 2m27.980s na derradeira subida de prova. Apesar de não estar inscrito no CNM, o tempo global de prova de João Sousa daria ao piloto do SEAT um lugar muito próximo do top-10 na geral absoluta.

“De uma forma geral os objetivos desta participação foram cumpridos”, referiu João Sousa no final. “No sábado o carro fazia rotação mas não tinha a correspondente resposta do turbo, algo que era originado por um problema eletrónico. No domingo melhorei logo o meu tempo no warm up e depois fui sempre mais rápido em cada subida oficial. Ainda havia margem de progressão e poderia ter sido mais rápido mas aquele tempo perdido no sábado condicionou a nossa prova. Acima de tudo pude aprender ainda mais sobre o estilo de pilotagem do carro, sobretudo em estradas estreias como estas, onde necessariamente ganhamos maior traquejo”, apontou o líder da categoria TCR2 do CNVT.

“Tenho que agradecer à minha família, aos amigos que me apoiaram durante rampa e também a toda a equipa Garagem Veiga Competição”, concluiu João Sousa, que agora terá um interregno até à próxima prova da Velocidade nacional, agendada para os dias 2 e 3 de Setembro no Circuito Vasco Sameiro, em Braga.