Férias

As férias são uma inovação mais ou menos recente e provavelmente das melhores que o homem já concebeu. É um direito a temos tempo para nós, família e amigos, sem estarmos submetidos à ditadura das horas, dos trajes.
Podemos considerá-las uma liberdade plena, apesar de nem sempre desfrutarmos delas integralmente.
Os trabalhadores dos países mais desenvolvidos da Europa são os que usufruem de um período maior de férias. Não é por acaso. Podemos enfatizar que o número de dias de férias é um barómetro para avaliar a satisfação das pessoas. As férias permitem a mobilidade dos cidadãos por diferentes realidades, quer seja no próprio país ou no estrangeiro.
Em férias, as rotinas quotidianas são alteradas, permitindo-nos um enriquecimento sociocultural que não é possível através da TV ou da internet – tão usuais nos dias de hoje. É neste período do ano que os problemas do dia-a-dia são relativizados e o sono é mais tranquilo e retemperador. O período das férias pode proporcionar-nos momentos de reflexão em relação a nós mesmo e aos que nos rodeiam, o que pode conduzir à criação de novas perspetivas e de decisões mais assertivas.
Muitas pessoas não conseguem viver as férias, ou seja, onde quer que estejam não conseguem desligar e relaxar e mantêm-se constantemente ocupadas. Inventam desculpas para essa sua atitude com a de “ter muito que fazer” ou não serem as férias de sonho. Na realidade, o que não conseguem é estar consigo próprias e muitas vezes a sua baixa autoestima e as suas frustrações são compensadas através desse sentimento anti férias.
A correria da vida atual e o «bombardeamento» de informação a que somos sujeitos todos os dias, não nos dão tempo para ler, pensar ou refletir. Atividades estas que todos precisamos de praticar, porque são intrínsecas ao Ser Humano, já que o diferencia dos outros animais. O que assistimos todos os dias é triste demais e quem nos (des)governa vive bem com isso! Quanto menos lermos, pensarmos e refletirmos, mais os poderes instalados nos manipulam.
Viver tantos meses em redes sociais enfadonhas, assistir a debates de comentadores de cartilha, levam-nos para situações de angústia, tristeza e injustiça como as que vivemos em Portugal nos tempos que correm.
As dificuldades económicas não ajudam a desfrutar das férias desejadas e merecidas, mas a solução passa por não criarmos grandes ilusões e tirar o melhor partido possível das que podemos ter. As férias devem fazer-nos sentir bem mas temos de estar disponíveis para tal. As férias são momentos de partilha, convívio e namoro, em que o tempo não se contabiliza e só o sol com a sua vitamina D nos importa.
Nas férias podemos recriar-nos e perceber melhor a nossa posição na sociedade, uma vez que saímos da monotonia e do embrutecimento. Daí a sua importância.
Goze bem as suas férias e aproveite para ler bons livros.
Texto de Vítor Santos ©
Autor do livro: “Educar o sonho”

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
sala-de-aula-da-escola-com-livros-e-mochila_23-2148204823
Ministro reitera que houve mais de mil professores colocados em escolas carenciadas
2
casas inteligentes
Ministro quer centros tecnológicos especializados concluídos até final de 2025
3
fundo-de-luzes-vintage-de-glitter_23-2148055500
Autarca de São João da Pesqueira diz que obra da EN 222 é “prenda de Natal”
4
Mortágua
Câmara de Mortágua aprova proposta de orçamento de 16 ME para 2025

Artigos relacionados

RR01122021SOFIAMOREIRADESOUSA0040-Copy-scaled-1-1536x1156
miguel-a-amutio-QDv-uBc-poY-unsplash
johann-walter-bantz-HG1pkXN7SVA-unsplash
imagem_2021-08-09_195357
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
sala-de-aula-da-escola-com-livros-e-mochila_23-2148204823
Ministro reitera que houve mais de mil professores colocados em escolas carenciadas
casas inteligentes
Ministro quer centros tecnológicos especializados concluídos até final de 2025
fundo-de-luzes-vintage-de-glitter_23-2148055500
Autarca de São João da Pesqueira diz que obra da EN 222 é “prenda de Natal”
Mortágua
Câmara de Mortágua aprova proposta de orçamento de 16 ME para 2025