Envelhecimento ativo junta especialistas em Viseu

1635

O “2º Congresso de Envelhecimento Ativo: Exercício Físico e Saúde”, iniciativa organizada pelo Município de Viseu e o Instituto Politécnico de Viseu (IPV), irá decorrer sexta-feira, 10 de março, na Aula Magna do IPV. As inscrições são gratuitas e decorrem online até amanhã, 8 de março.
A iniciativa visa criar um momento de reflexão e debate sobre a problemática do envelhecimento ativo e dos desafios presentes e futuros que se colocam às instituições públicas, a nível central e local, os benefícios de uma abordagem multidisciplinar entre as áreas do desporto/atividade física e saúde, assim como partilhar e difundir algumas boas práticas a nível nacional.
O presidente da Câmara Municipal, Almeida Henriques, presidirá à sessão de abertura do congresso. Entre outros oradores, o evento contará com a intervenção de Pedro Teixeira, coordenador do Programa Nacional de Promoção da Atividade Física da Direção-Geral da Saúde, que fará uma abordagem à promoção da atividade física em Portugal, nomeadamente os compromissos do Estado na área desportiva.
O Município de Braga faz-se representar neste encontro, ao lado do Município de Viseu, ambos apresentando os seus programas municipais de promoção do exercício físico junto da comunidade sénior, a partir das 11H30.
Destaque ainda para a apresentação dos resultados do estudo de avaliação multidimensional dos participantes da edição 2016 da Atividade Sénior de Viseu, um programa que mobiliza cada vez mais seniores e com forte expressão nas freguesias do concelho. Para o presidente da Câmara, “este projeto é uma marca de solidariedade e um reflexo de uma comunidade feliz. E por isso estamos apostados em incrementá-lo ainda mais no futuro, em número de participantes, de horas de aulas, de modalidades e de frequência semanal”.
São parceiros institucionais do congresso a Direção-Geral da Saúde, o Instituto Português do Desporto e Juventude, a Fundação do Desporto, a Associação Portuguesa de Gestão de Desporto (APOGESD) e a Rede de Escolas com Formação em Desporto do Ensino Superior Politécnico Público.