Custódio é o terceiro treinador do Sporting de Braga esta temporada

Custódio, ex-treinador dos juvenis do Sporting de Braga, tornou-se hoje o terceiro treinador dos bracarenses esta temporada, sucedendo a Ruben Amorim nos terceiros classificados da I Liga portuguesa de futebol.

Os bracarenses anunciaram hoje a entrada do antigo médio para o comando técnico da equipa principal, depois de Ruben Amorim ter deixado os ‘arsenalistas’ rumo ao Sporting.

Sucessor de Sá Pinto, Rúben Amorim, de 35 anos, foi apresentado como treinador da equipa principal do Sporting de Braga em 27 de dezembro de 2019 e, em 13 jogos, ‘deu’ ao Sporting de Braga 10 vitórias, duas das quais valeram uma Taça da Liga, um empate e duas derrotas (ambas na Liga Europa, frente ao Rangers).

Entre 17 de janeiro e 15 de fevereiro, o Sporting de Braga venceu por cinco vezes os três ‘grandes’, algo inédito no clube.

Amorim vai substituir Silas no Sporting, numa mudança confirmada pelo próprio treinador ‘leonino’ na terça-feira, na conferência de imprensa que se seguiu à derrota frente ao Famalicão, por 3-1.

Jorge Manuel Rebelo Fernandes, mais conhecido apenas como Silas, deixou o Sporting no quarto lugar da Liga, a 20 pontos do líder FC Porto e a quatro do terceiro, o Sporting de Braga, não tendo ‘sobrevivido’ à eliminação na Liga Europa com os turcos do Basaksehir, já depois de ter ficado cedo arredado da disputa pelo título, sido afastado precocemente da Taça de Portugal pelo Alverca e caído nas meias-finais da Taça da Liga, frente ao Sporting de Braga.

Estas duas saídas seguem-se à de António Folha, que deixou o Portimonense no final da 17.ª jornada, após derrota em casa do lanterna-vermelha do campeonato, o Desportivo das Aves, por 3-0, tendo os algarvios, entretanto, contratado Paulo Sérgio para o seu lugar, depois de duas rondas com Bruno Lopes como interino.

Poucos dias antes, o técnico Pedro Ribeiro saiu do Belenenses SAD na sequência do desaire (2-0) no recinto do Gil Vicente, em partida da ronda 16, e depois da goleada (7-1) sofrida na receção ao Sporting de Braga, resultados que aumentaram para quatro o número de jogos consecutivos que estava sem vencer.

Petit, que estava sem treinar desde o final da temporada passada, altura em que deixou o Marítimo, foi o homem escolhido para comandar a equipa lisboeta.

No final de dezembro, Ricardo Sá Pinto foi afastado do Sporting de Braga, deixando, então, os bracarenses no oitavo lugar, com 18 pontos, em igualdade com Boavista, nono, e Tondela, 10.º.

A rescisão de contrato de Ricardo Sá Pinto aconteceu seis dias depois de o Boavista ter prescindido de Lito Vidigal, que foi substituído por Daniel Ramos, e sete dias após a saída de Vítor Campelos do Moreirense, acabando Ricardo Soares por ocupar o seu lugar.

Antes de Vidigal e Campelos, já outros seis técnicos haviam deixado as suas formações, entre eles Nuno Manta Santos, que abandonou o Marítimo em 11 de novembro.

Manta Santos não resistiu ao empate 1-1 na receção ao Portimonense, na 11.ª jornada do campeonato, despedindo-se com um registo de três vitórias, sete empates e cinco derrotas, em 15 encontros oficiais.

Antes, Sandro Mendes deixou o Vitória de Setúbal em 26 de outubro, após o empate 0-0 na receção, precisamente, ao Marítimo, na oitava ronda, na altura com apenas um golo marcado.

Cinco dias antes, tinha sido Augusto Inácio a ‘cair’ do comando do lanterna-vermelha Desportivo das Aves, no qual estava há menos de um ano, uma saída culminada com a eliminação na terceira eliminatória da Taça de Portugal, frente ao Farense, da II Liga.

Ainda numa fase muito prematura da época, três treinadores, todos após a quarta jornada, tinham deixado o comando técnico dos clubes em que tinham começado a temporada: Filipe Rocha (Paços de Ferreira), Marcel Keizer (Sporting) e Silas (Belenenses SAD).

Ao comando de uma das equipas que tinham subido à I Liga, Filó não conseguiu impor-se no Paços de Ferreira e acabou por ser o primeiro técnico demitido, sendo substituído por Pepa.

No Sporting, o holandês Marcel Keizer não resistiu aos resultados negativos dos ‘leões’ e acabou por sair, apesar de em 2018/19 ter conquistado a Taça de Portugal e a Taça da Liga.

A derrota com o Rio Ave (3-2) em casa ditou a saída do holandês, que tinha perdido muita margem de manobra com a goleada com o Benfica (5-0) na Supertaça e que foi substituído interinamente por Leonel Pontes.

Silas, que também tinha deixado o Belenenses SAD na quarta ronda, acabou por substituir nos ‘leões’ o interino Leonel Pontes, que não conseguiu qualquer triunfo em quatro partidas (duas para a I Liga, um para a Taça da Liga e um para a Liga Europa).

– Alterações de treinadores na I Liga de futebol 2019/20:

Jornada Clube Sai Entra

– Alterações de treinadores na I Liga de futebol 2019/20:

Jornada Clube Sai Entra

4.ª Paços de Ferreira Filipe Rocha Pepa

4.ª Sporting Marcel Keizer Leonel Pontes (a)

4.ª Belenenses SAD Silas Pedro Ribeiro

6.ª Sporting Leonel Pontes (a) Silas

7.ª Desportivo das Aves Augusto Inácio (b) Leandro Pires (a)

8.ª Vitória de Setúbal Sandro Mendes Meyong Zé (a)

11.ª Marítimo Nuno Manta Santos José Gomes

11.ª Vitória de Setúbal Meyong Zé (a) Julio Velázquez

11.ª Desportivo das Aves Leandro Pires (a) Nuno Manta Santos

14.ª Moreirense Vítor Campelos Ricardo Soares

14.ª Boavista Lito Vidigal Daniel Ramos

14.ª Sporting de Braga Ricardo Sá Pinto Rúben Amorim

16.ª Belenenses Pedro Ribeiro Petit

17.ª Portimonense António Folha Bruno Lopes (a)

20.ª Portimonense Bruno Lopes (a) Paulo Sérgio

23.ª Sporting Silas Rúben Amorim (c)

23.ª Sporting de Braga Rúben Amorim Custódio

(a) – Treinador interino.

(b) – Saiu depois da 7.ª jornada, mas já com o jogo da 9.ª cumprido.

(c) – Anúncio feito pelo treinador Silas, na conferência de imprensa que se seguiu ao jogo com o Famalicão. Os clubes ainda não tornaram oficiais as saídas.

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
2
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
3
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
4
Prémio Heathy 3
Câmara de Tondela recebe prémio Locais de Trabalho Saudáveis

Artigos relacionados

Académico_de_Viseu
tondela
pexels-boom-12585940
Académico_de_Viseu
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
Visita e protocolo Recreio 1
Câmara de Tondela apoia obras em edifício que acolherá creche no Caramulo
bottle-2032980_1280
Município de Lamego melhora desempenho das estações de tratamento de água
thomas-thompson-KEWVZAwkLxQ-unsplash
Associação do Dão lança projeto turístico que permite experiências rurais
Académico_de_Viseu
Rui Ferreira é o novo treinador do Académico de Viseu