Conforto térmico sem a fatura derrapar? A DECO pode ajudar!

1693

A DECO tem recebido algumas questões de consumidores relativas à necessidade de aquecerem as suas casas sem que a fatura da eletricidade seja demasiado elevada.

Desde 5 de novembro que a DECO tem um Gabinete de Aconselhamento de Energia – GAE que pode ajudar. Com este gabinete, a DECO presta aconselhamento personalizado e detalhado sobre energia, em especial para pessoas que estejam em situação de pobreza energética.

Com a chegada do tempo frio, e com a atual crise pandémica, muitos consumidores procuram resguardar-se e ficar mais tempo em casa.

Mas, para muitos portugueses estar em casa não é sinónimo de estar quente e confortável, as más condições de construção dos edifícios são a causa principal desta ineficiência energética,  mas os preços elevados da energia são outro dos fatores responsáveis pela pobreza energética.

Existem medidas que os consumidores podem implementar nas suas casas e que poderão ajudar a melhorar o desempenho energético.  É certo que algumas  exigem um investimento mais elevado (exemplo: substituir janelas ou melhorar o isolamento de paredes), porém outras  implicam um custo reduzido, como seja a calafetagem de janelas e portas. Mesmo para os investimentos mais elevados, existem programas de apoio a que poderá recorrer, como é o caso do Programa Edifícios Mais Sustentáveis, do Fundo Ambiental. No Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO poderemos explicar aos consumidores como podem pedir este apoio.

Por outro lado, podemos verificar se o tarifário que tem contratado é o mais adequado ao consumo. Há mudanças tarifárias e até de comercializador, que poderá fazer, que poderão trazer alguma poupança.

Se precisa de ajuda neste domínio, informe-se connosco e quando estiver a falar com o técnico é importante que tenhas consigo uma fatura recente de eletricidade e/ou gás.

Conte com o apoio do GAE. Agende já uma sessão de aconselhamento com o Gabinete de Aconselhamento de Energia da DECO através do nº  de telefone: 239 841 004 ou energia@deco.pt

DECO CENTRO