CIM Viseu Dão Lafões inicia transição para novo operador de transportes

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões vai iniciar o processo de transição para o novo operador do serviço público de transporte de passageiros, após ter recebido o visto do Tribunal de Contas.

O secretário executivo da CIM, Nuno Martinho, avançou hoje à agência Lusa que o visto do Tribunal de Contas chegou na passada sexta-feira e “o próximo passo é fazer o período de transição para o novo operador de transportes”.

“Está previsto no caderno de encargos um período de transição que é para a instalação do operador no território e a nossa expectativa é de que no primeiro trimestre de 2025 consigamos ter a operação no terreno”, afirmou.

Segundo o responsável, trata-se de “uma operação complicada” – que acontecerá na sequência de um concurso internacional no valor de 50 milhões de euros para um período de cinco anos -, envolvendo mais de 137 autocarros.

“Estamos ansiosos de que esse momento chegue, porque temos a expectativa de ter mais e melhor mobilidade na região”, frisou Nuno Martinho.

Após o visto do Tribunal de Contas, vai ter início “todo o processo de reuniões intensas com o operador” para acertar a transição.

“Tentaremos que seja o espaço de tempo mais curto possível, mas temos que perceber que há uma operação para colocar no terreno e, do lado do operador, há um conjunto de questões que tem que tratar”, quer relativamente aos autocarros, quer aos seus motoristas, referiu.

Desta forma, acrescentou, a região de Viseu Dão Lafões passará a ter um único operador (em vez de quatro), “com exceção do território de Viseu que é autoridade de transportes no MUV (Mobilidade Urbana de Viseu)”.

Nuno Martinho adiantou que, após a transição, será possível ter um serviço público de transporte de passageiros mais moderno, que inclui ‘wi-fi’ gratuito, ar condicionado, autocarros mais novos e com sistema de GPS integrado e um sistema de ‘smart mobility’ que permitirá, por exemplo, comprar bilhetes eletrónicos e saber quanto tempo o autocarro demora a chegar.

Haverá também dois novos circuitos urbanos, em Tondela e Mangualde, estando o secretário executivo da CIM convencido de que, futuramente, as pessoas usarão cada vez mais o serviço público de transporte de passageiros.

“Esta é uma grande mudança e há condições para, a pouco e pouco, fazer alterações na oferta, melhorar a oferta entre os concelhos e as sedes de concelho”, garantiu.

Este concurso surgiu depois de, em março de 2020, um primeiro não ter registado concorrentes.

A CIM Viseu Dão Lafões integra os municípios de Aguiar da Beira (do distrito da Guarda), Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela (do distrito de Viseu).

Partilhar
Autor
Picture of Notícias de Viseu
Notícias de Viseu
Notícias de Viseu é um órgão de informação regionalista, independente, livre de influências políticas, económicas, religiosas ou quaisquer outras, votado à prática de uma informação cuidada, verdadeira e objetiva.

Novidades

1
app comida
Moimenta da Beira junta cinco chef para confecionar receitas aquilinianas
2
bombeiros-ajudando-com-incendio-na-natureza_23-2150789267
Incêndios: Mais de 45 hectares de vinhas arderam na Região Demarcada do Dão
3
Largo_Dr
"Residentes do Futuro" de nove países debatem em Mangualde a atração de investimento
4
Incêndios: Nelas ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil

Artigos relacionados

15bc61ef-3ad3-441b-bffa-f56dffe3244f
tribunal
caramulo carros
app comida
Entre em contacto

+351 232 087 050
*Chamada para rede fixa nacional

geral@noticiasdeviseu.com
publicidade@noticiasdeviseu.com

Avenida do Convento nº 1, Complexo Conventurispress, Orgens 3510-674 Viseu

Subscrever Newsletter
Procurar
Últimas notícias
15bc61ef-3ad3-441b-bffa-f56dffe3244f
TERMATALIA OURENSE - 22 MAIOR FEIRA TURISMO TERMAL E SAÚDE BALNEAR, NO MUNDO!
app comida
Moimenta da Beira junta cinco chef para confecionar receitas aquilinianas
bombeiros-ajudando-com-incendio-na-natureza_23-2150789267
Incêndios: Mais de 45 hectares de vinhas arderam na Região Demarcada do Dão
Largo_Dr
"Residentes do Futuro" de nove países debatem em Mangualde a atração de investimento